A equipa de futebol feminino do FC Porto bateu o Real SC por 4-1 e está mais próximo de se tornar campeão nacional da terceira divisão. Os golos portistas foram apontados por Verónica Khudyakova (3' e 23'), Inês Oliveira (36') e Cristina Ferreira (56′). Segunda mão marcada para 8 de junho.
Verónica Khudyakova bisou na partida e é a melhor marcadora dos dragões. Já marcou 61 golos esta temporada. Foto: FC Porto/Facebook
O FC Porto feminino venceu o Real SC por 4-1, este domingo (25), no Estádio do Dragão, e está mais próximo de se tornar campeão nacional da terceira divisão feminina.
Os golos portistas foram apontados por Verónica Khudyakova (3′ e 23′), Inês Oliveira (36′) e Cristina Ferreira (56′). O campeão vai ser decidido na segunda mão, em Queluz.
O FC Porto de Daniel Chaves entrou em jogo com 265 golos marcados e apenas 13 sofridos ao longo da temporada. Registo impressionante da equipa azul e branca que é estreante na modalidade feminina.
Do outro lado, o Real SC de Daniel Gomes veio ao Dragão com 129 golos marcados e apenas 18 sofridos. Ambas as equipas destacaram-se nas respetivas séries e alcançaram o primeiro lugar que lhes deu acesso a esta final.
Dragão arrancou a todo o vapor
A equipa azul e branca chegou à vantagem aos três minutos de jogo por Verónica Khudyakova. Com um remate à meia-volta, a melhor marcadora dos dragões na época, com 60 golos em todas as competições, deixou Gabriela Cutura presa ao relvado.
Aos 7 minutos de jogo, Sandy encheu o pé fora da área e lançou um míssil em direção à barra da baliza da casa. Estava dado o aviso pela equipa de Massamá.
Dez minutos depois, Karoline Lima carregou pela ala direita e cruzou para Khudyakova que, com um novo pontapé acrobático, quase fez o segundo da conta pessoal.
Aos 22 minutos, na sequência de um canto, após alguns ressaltos, Verónica Khudyakova recebeu a bola dentro da pequena área e empurrou para o segundo na partida.
Perto do minuto 35′, Inês Oliveira driblou a adversária com estilo e com um remate em arco, colocou a bola no fundo da baliza para o 3-0.
À medida que o jogo decorria, o Estádio do Dragão ia enchendo. Quase à hora do início do jogo, terminou a Corrida da Mulher e algumas das corredoras preencheram as bancadas de cor de rosa com as suas famílias. 14.462 espectadores compuseram o recinto da equipa da Invicta, marcando mais um recorde de assistências em jogos oficiais da 3.ª divisão.
Bancada sul pintada a cor de rosa. Foto: Diogo Sousa/JPN
São já três os recordes do futebol feminino registados no estádio do FC Porto: a maior assistência nacional de um jogo feminino no FC Porto-Leiria (31.093) – um jogo de preparação; batido posteriormente pela assistência de 40.189 espectadores no Portugal-Rep.Checa, em novembro desse ano, números que se juntam agora ao da maior plateia num encontro do terceiro escalão.
Vantagem reduzida, vantagem reposta
Aos 51 minutos de jogo, na sequência de um livre, Maísa reduziu para a equipa do Real SC de cabeça. A guarda-redes dos dragões saiu mal da baliza no lance e não ficou bem na fotografia: 3-1.
Quatro minutos depois, o FC Porto voltou a dilatar a vantagem. Adriana Semedo recebeu a bola em desmarcação e, com uma grande corrida a partir do meio-campo, assistiu Cristina Ferreira para o 4-1.
Perto do minuto 75, Verónica Khudyakova na cara do golo não conseguiu finalizar da melhor forma e a bola passou por cima da barra. O hat-trick esteve por perto para esta ponta de lança de 19 anos.
O público do Dragão pedia “só mais um”, mas Matilde Maia apitou para o final da partida.
A bancada central do Dragão encheu. Foto: Diogo Sousa/JPN
O FC Porto leva uma vantagem confortável para a segunda mão da final e está mais próximo de se tornar campeão nacional da terceira divisão. Com um excelente futebol a dois toques, a equipa azul e branca vai para a segunda divisão nacional com fundadas expectativas de voltar a ter sucesso. O destaque desta partida vai para a jovem ponta de lança Verónica Khudyakova que marcou o seu golo 61 na época. em 32 jogos. A jogadora portuguesa renovou recentemente com a equipa portista e procura chegar aos palcos da seleção nacional em breve.
A segunda mão está marcada para o próximo dia 8 de junho (domingo), no Complexo Desportivo do Real SC, em Queluz.
Editado por Filipa Silva