O Serralves em Festa volta a oferecer 50 horas ininterruptas de atividades gratuitas entre esta sexta-feira e domingo. Durante três dias, mais de 500 artistas de 20 nacionalidades passam pelo festival, que, no ano passado, recebeu mais de 265 mil visitantes.

Programação ininterrupta do Serralves em Festa 2025 arranca esta sexta-feira ao final da tarde e oferece atividades para todos os gostos. Foto: Rita Vila Real/JPN

A Fundação de Serralves abre as portas para mais uma edição do Serralves em Festa, esta sexta-feira (30), às 18h00, e prolonga-se, de forma ininterrupta, até às 22h00 de domingo, 1 de junho. Durante três dias,  “o maior dos grandes eventos de Serralves” recebe mais de 500 artistas de 20 nacionalidades que vão oferecer ao público mais de 100 atividades durante 50 horas seguidas, animando os diversos espaços de Serralves com espetáculos de música, circo, teatro, dança, visitas guiadas e atividades para toda a família.

Enaltecendo a importância de tornar o conteúdo artístico de “alto valor” acessível ao grande público e de promover “um encontro” entre visitantes e artistas, o diretor artístico do Museu de Serralves, Philipe Vergne, classificou o Serralves em Festa como um  “festival avant-garde que é aberto a todos”, na apresentação do evento. O Serralves em Festa “como o Natal e os impostos” chega todos os anos, brincou Vergne, vai oferecer, ao longo de três dias, acesso gratuito ao Parque e Museu de Serralves, mas também à Ala Álvaro Siza, à Casa de Serralves e à Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

É possível participar nas visitas guiadas às exposições do Museu, ao longo dos dias de sábado e domingo, ou na “visita ao anoitecer”, para explorar o Parque de Serralves à hora do pôr do sol, na sexta-feira. As exposições “A Audição Vibratória” e “Herbarium, seen & dreamed” também vão ter visitas orientadas.

No plano musical, sempre muito apreciado pelos que fazem do Prado divã para assistir a concertos, o grande destaque da programação vai para a banda inglesa Spiritualized. O grupo de rock espacial, liderado por Jason Pierce, atua no sábado, a partir das 22h00. Na véspera, são os portugueses Três Tristes Tigres (sexta-feira, 22h30) a tomar conta do palco, com a inconfundível voz de Ana Deus a animar as hostes.

Os portugueses Três Tristes Tigres atuam na primeira noite do festival, sexta-feira. Créditos: Colagem de Hilda Reis a partir de fotografias de Cristina Pinto.

Aunty Rayzor & DJ Tobzy (sexta, 01h30, Prado), Waclaw Zempil & Saagara (sábado, 17h30, Prado), Fidju Kitxora (domingo, Ténis, 18h30) e Use Knife (domingo, Ténis, 20h30) são outros destaque da programação musical, que contempla mais de 50 atuações, que se dividem entre concertos e DJ set. O circo contemporâneo é outra aposta já recorrente do Serralves em Festa. Na 19.ª edição, acrobacias e trampolins preenchem os jardins de Serralves de animação com atuações como Esquive, Clan Cabane, M. Culbuto e Erva Daninha.
dança contemporânea e as artes performativas ganham dimensão ao longo dos três dias de festival, com nomes como Boris CharmatzJoão Martinho Moura e Né Barros e Cristina Planas Leitão e CIA Instável. Do programa constam ainda oficinas e sessões de cinema e um mercado de comércio criativo. Os dias e horários das atuações e o programa em detalhe pode ser consultado no site oficial do festival.
Para o Dia da Criança, celebrado a 1 de junho, Serralves preparou também um programa com atividades especialmente pensadas para os mais novos. Atuações circenses, musicais e oficinas de atividades recebem os mais novos no primeiro dia de junho, no qual encerra o festival.

O Serralves em Festa recebeu, no ano passado, mais de 265 mil visitantes ao longo dos três dias do evento.

Ligações de autocarro

A STCP vai assegurar as ligações contínuas de autocarro, ao longo das 50 horas do evento. A operação conta com um serviço de vaivéns entre as zonas da Boavista, da Casa da Música e da Baixa. Durante o dia de sábado, o serviço vai estar disponível entre as 9h00 e as 21h00. No domingo, os vaivéns circulam entre as 9h00 e as 23h00.

No período noturno e de madrugada, os vaivéns circulam entre Serralves, Boavista e Aliados, nas noites de sexta para sábado e de sábado para domingo, entre as 21h00 e as 6h00.

Para além do serviço de vaivéns, o serviço regular das linhas 201, 203, 207, 502 e 504 da STCP serve as imediações do Parque de Serralves:

  • Das 6h00 às 21h00 – linhas 201 (Aliados – Viso), 203 (Marquês – Castelo do Queijo), 207 (Campanhã – Mercado da Foz)
  • Das 6h00 à 0h30 (serviço diurno e noturno) – linhas 502 (Bolhão – Matosinhos) e 504 (Boavista – Norteshopping)
  • Da 1h00 às 6h00 (rede da madrugada) – linha 2M (Aliados – Hospital São João – via Av. Boavista).

Quem optar pelos autocarros da STCP pode utilizar o passe Andante que inclua a zona PRT2, viagens ocasionais Andante carregadas para a Zona 2 (Zona 2) ou a aplicação Anda. Também é possível adquirir o bilhete de bordo (de utilização única) à entrada dos autocarros.

Editado por Filipa Silva

Artigo editado pela última vez às 13h30 do dia 30 de maio de 2025 para acrescentar informações relativas às ligações da STCP.