Com a época de exames a aproximar-se, alguns grupos de estudantes estão a organizar sessões de relaxamento, aulas de yoga, palestras e workshops. Os quatro eventos agendados para esta semana têm entrada livre e exigem a inscrição prévia online.
Saúde e bem-estar são palavras que entraram há muito no glossário dos estudantes e que ganham especial relevância com o aproximar da época de exames. São, aliás, estes tópicos o foco de vários eventos agendados para esta semana na Universidade do Porto.
Já esta terça-feira, dia 3, no auditório 2 da Faculdade de Letras a proposta é para abrandar o ritmo. O evento “Desacelera”, organizado por estudantes de Ciências da Comunicação, inclui dois momentos: uma palestra com as psicólogas Ariana Coelho, da Unidade de Consulta Psicológica de Jovens, Adultos e Idosos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), e Graça Silva, psicóloga orientadora no mesmo Serviço de Consulta Psicológica da FPCEUP, às 16h15.
Às 17h20, haverá uma sessão de meditação orientada por Marlene Saraiva, instrutora de ioga e meditação. O principal objetivo dos jovens organizadores é “sensibilizar os estudantes universitários para a importância da gestão eficaz do tempo como ferramenta de promoção da saúde mental”. A entrada é livre, mas é necessário fazer a inscrição através de um formulário.
No dia seguinte (4), a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia (AEFFUP) vai promover uma Sessão de Relaxamento entre as 18h00 e as 19h00. A parceria da AE com o Centro de Desporto da Universidade do Porto vai ocorrer no Pátio Superior da associação de estudantes, no complexo ICBAS/FFUP e terá como formadora a professora Benedita Pereira. O único material necessário para participar é um colchão ou toalha. A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia através de um formulário.
Os estudantes da Faculdade de Farmácia, que divulgaram a iniciativa nas redes sociais, reconhecem este período de exames como uma “fonte significativa de stress e ansiedade” e pretendem ajudar toda a comunidade académica a “descontrair e encontrar um equilíbrio” nesta fase desgastante para os estudantes.
Já na quinta-feira, dia 5, os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), em colaboração com a FPCEUP, vão organizar um workshop online para dotar os estudantes de estratégias que os permitam “escapar” das tecnologias e assim, não afetar a sua produtividade e bem-estar. “Menos likes, mais foco – Saúde digital e produtividade em época de exames” é o nome da iniciativa que vai decorrer entre as 16h30 e as 18h00. À semelhança dos eventos anteriores, a participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição.
No mesmo dia, e num horário coincidente (16h15-18h15), outro grupo de seis estudantes da licenciatura em Ciências da Comunicação da FLUP dinamiza uma aula de yoga ao ar livre e uma palestra nos jardins da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A palestra, que será orientada por uma psicóloga, terá como foco a importância da saúde mental e o papel do desporto como fator de bem-estar psicológico. Assim, o projeto pretende também sensibilizar a comunidade académica para a importância da saúde mental, em particular entre os jovens e estudantes. As vagas são limitadas e, por isso, é necessário fazer inscrição online previamente.
Editado por Filipa Silva