A Gala de Fado da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto celebra, pela segunda vez, o género musical que é Património Cultural Imaterial da Humanidade. Ao longo da tarde deste sábado (7), fadistas e músicos com ligações à cidade vão encher de música e tradição as traseiras da Reitoria da Universidade do Porto.
A Gala de Fado volta a celebrar o género musical no Centro Histórico do Porto. Foto: Flickr
A segunda Gala de Fado da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto realiza-se este sábado (7), nas traseiras da Reitoria da Universidade do Porto. O evento aberto a todos promete um desfile de canções das 15h30 às 19h30.
O elenco de vozes é composto por Sandra Cristina, Sandra Correia, Fátima Couto, Mariana Correia, Miguel Xavier e António Laranjeira. A acompanhar vão estar Lino Lobão, na viola de fado, Samuel Cabral na guitarra portuguesa e Sérgio Marques, na guitarra baixo. A apresentação fica a cargo de José Fernandes de Castro.
Boa parte dos fadistas e dos músicos é presença habitual na “Casa da Mariquinhas“, uma casa de fados situada diante da Sé do Porto.
A organização divulgou, em nota de imprensa, que a gala “pretende proporcionar uma tarde cheia de emoções e tradição, com atuações de Fado Vadio a partir das ruas do Porto, culminando numa apresentação de Fado Profissional“. Destaca ainda que é “uma oportunidade para todos conhecerem e apreciarem a rica cultura musical” portuguesa.
Editado por Filipa Silva