Os estudantes da Universidade do Porto, nacionais e internacioanis, estão convidados a integrar a Mentoria Interpares como mentores, no próximo ano letivo. O programa está presente em todas as unidades orgânicas e residências da universidade. A Escola Superior de Enfermagem, integrada na UP a partir de 2025/2026, estreia-se na iniciativa.

O programa de mentoria está presente em todas as faculdades e residências da UP, incluindo a Escola Superior de Enfermagem, a partir do próximo ano. Foto: Mentoria UP

As inscrições para Mentores da Universidade do Porto (UP) do ano letivo 2025/2026 estão abertas. O Programa de Mentoria interpares do Ensino Superior em Portugal lança o apelo: “Queres fazer a diferença na tua faculdade, no teu curso e na Universidade? Queremos contar contigo!”.

Os atuais mentores que continuarem a estudar na UP no próximo ano e quiserem manter-se na iniciativa, têm de renovar a inscrição. Quem nunca tiver sido mentor, também está convidado a aderir pela primeira vez. Para integrar o programa, os estudantes, tanto nacionais como internacionais, só precisam de se inscrever através de um formulário.

A Escola Superior de Enfermagem, integrada na Universidade do Porto a partir do próximo ano letivo, estreia-se no programa. Também as nove residências da UP estão incluídas nele, com o objetivo de fomentar a partilha de experiências entre estudantes deslocados.

O objetivo do programa é acolher os novos estudantes de cada ciclo de estudos, promovendo a coesão e a solidariedade entre pares, com base na empatia e no sentido de compromisso e de responsabilidade necessárias ao mentores.

Além dos encontros que dão a conhecer e procuram fortalecer os laços entre mentores e mentorados, a Mentoria UP dinamiza pequenas formações (workshops), jornadas pedagógicas, visitas culturais, concertos, sessões de cinema, quizzes, ‘peddy-papers’, cãominhadas, entre outras.

A participação dos estudantes como mentores é reconhecida de forma oficial, podendo constar no Suplemento ao Diploma.

Na sequência da inscrição, os estudantes são contactados pela coordenação docente da respetiva faculdade. Segue-se a divulgação da data do primeiro seminário de formação, a decorrer em cada faculdade.

O Programa Transversal de Mentoria Interpares da UP nasceu em 2019 e “assume-se como uma iniciativa pioneira de acolhimento, integração e vivências democráticas e solidárias na Universidade”. Está espalhado pelas 14 unidades orgânicas que compõem a universidade, incluindo mais de 100 ciclos de estudo e envolvendo mais de 5.200 estudantes e mais de 100 docentes.

Editado por Filipa Silva