A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai fazer um acompanhamento técnico da gestão financeira da Câmara Municipal do Porto (CMP), anunciou hoje, sexta-feira, a autarquia. O contrato que prevê a colaboração entre as duas entidades foi assinado pelo reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, e pelo presidente da autarquia, Rui Rio.

A principal área de incidência do protocolo reside na gestão do património municipal, “um sector que, por regra, é mal gerido pelas câmaras municipais e organismos públicos em geral (a começar pelo próprio Estado), que dele nem sempre têm um completo conhecimento”.

Através de pareceres e estudos técnicos especializados a cargo de uma equipa liderada pelo professor da FEP, Elísio Brandão, a faculdade vai contribuir “para a rendibilização dos activos patrimoniais do município, que representam muitos milhões de euros dos dinheiros públicos e que não têm sido geridos com a devida eficácia.”

A Câmara do Porto informou ainda que já recebeu, por parte da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, um inventário sobre os principais activos patrimoniais imobiliários e um conjunto de soluções tendo em vista a sua melhor utilização.

João Queiroz
Foto: Arquivo JPN