A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) quer encerrar a escola Carolina Michaelis para instalar no edifício o Conservatório de Música do Porto. Esta medida está a gerar polémica. Na semana passada o ministro da Educação, David Justino foi à escola, hoje foi a vez de Honório Novo, deputado do PCP.

O deputado acusa o governo de “incumprimento das obrigações assumidas para com o conservatório que passavam pelo reconhecimento das deficientes instalações e pela construção em terreno próprio de novas instalações”, afirma.

Outra medida avançada pela DREN e contestada pelos pais da escola secundária Carolina Michaelis é a de fundir o estabelecimento com a Rodrigues de Freitas, no quadro do reordenamento da rede escolar da zona ocidental do Porto.

Honório Novo tem dúvidas quanto ao enquadramento legal destas medidas. “Há dúvidas de que esta proposta anunciada tenha cumprido uma lei aprovada por este governo que é a lei que cria os Conselhos Municipais de Educação cujas competências é das redes educativas e temos dúvidas de que tenha acontecido o envolvimento do município”, esclarece o deputado do PCP.

Para esclarecer esta e outras situações, o Partido Comunista solicitou uma reunião na DREN que vai acontecer segunda-feira. Honório Novo não concorda com estas medidas, mas também não apresenta qualquer alternativa porque, na sua opinião, esta escola “está a funcionar bem” pelo que a melhor contra-proposta “é não apresentar nenhuma proposta e manter a situação tal como está”.

Mas o JPN sabe que a comunidade educativa tem uma contra-proposta que vai apresentar, à DREN, na próxima semana.

Vânia Cardoso