As eleições europeias para o Parlamento Europeu decorrem a 9 de junho. Vão ser eleitos 720 eurodeputados dos 27 países da União Europeia. Em Portugal, já são conhecidos os candidatos de todos os partidos com assento parlamentar.
Esta segunda-feira (22) à noite foram conhecidas as listas de candidatos do Partido Socialista (PS) e da Aliança Democrática (AD) para as eleições europeias que decorrem a 9 de junho. A maior surpresa veio da AD, atualmente no poder, com a escolha do comentador político Sebastião Bugalho para primeiro nome da lista.
O nome do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, era até ao final da tarde desta segunda-feira o que mais se perfilava para o lugar – o próprio não afastou a hipótese -, mas a escolha de Luís Montenegro e Nuno Melo recaiu sobre o jornalista que era, na atualidade, comentador da Sic Notícias. Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara de Famalicão e vice-presidente do PSD, é o número dois da lista e a assessora do CDS no Parlamento Europeu, Ana Miguel Pedro, é a terceira.
Também a Comissão Política Nacional do PS se reuniu na noite de segunda-feira para aprovar a sua lista. A aposta do PS recaiu sobre figuras experientes do partido. A ex-ministra da Saúde, Marta Temido, é quem encabeça a lista, seguida de Francisco Assis, que tinha deixado o Conselho Económico e Social para ser candidato a deputado pelo círculo do Porto e que foi o candidato do PS a presidência da Assembleia da República. A Ministra dos Assuntos Parlamentares de António Costa, Ana Catarina Mendes, é a terceira candidata dos socialistas, vencedores das últimas europeias, em 2019.
Também os restantes partidos com assento parlamentar já apresentaram os candidatos. A anterior coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, é quem vai liderar a campanha bloquista a Bruxelas. Na Iniciativa Liberal é também o líder anterior a encabeçar a lista – João Cotrim Figueiredo. Já a CDU escolheu o seu antigo líder parlamentar, João Oliveira, como cabeça de lista.
A lista do Chega vai ser encabeçada pelo vice-presidente do partido e antigo embaixador António Tânger Correia, a do Livre por Francisco Paupério e a do PAN por Pedro Fidalgo Marques.
As eleições europeias decorrem de cinco em cinco anos. Em 2019, o PS elegeu nove deputados; o PPD/PSD, seis; o BE, dois; o PCP-PEV, dois; o CDS-PP um e o PAN um.
Abaixo, uma tabela com os primeiros elementos das listas de todos os partidos com assento parlamentar.
Eurodeputados eleitos em 2019: 6 (PSD) + 1 (CDS-PP)
Sebastião Bugalho
Paulo Cunha
Ana Miguel Pedro
Hélder Sousa e Silva
Lídia Pereira
Sérgio Humberto
Paulo Nascimento Cabral
Carla Rodrigues
Rubina Leal
Vasco Weinberg
Eurodeputados eleitos em 2019: 2
Catarina Martins
José Gusmão
Anabela Rodrigues
Alexandre Abreu
Paula Cosme Pinto
Eurodeputados eleitos em 2019: 2
João Oliveira
Sandra Pereira
João Pimenta Lopes
Mariana Silva
Joel Moriano
Eurodeputados eleitos em 2019: 0
António Tânger Corrêa
Tiago Moreira de Sá
Mariana Nina
Francisco Almeida Leite
Márcia Ferreira da Silva
Eurodeputados eleitos em 2019: 0
João Cotrim Figueiredo
Ana Martins
António Costa Amaral
Paulo Alcarva
Inês Gregório
Eurodeputados eleitos em 2019: 0
Francisco Paupério
Filipa Pinto
Carlos M.G.L Teixeira
Mafalda Dâmaso
Tomás Cardoso Pereira
Eurodeputados eleitos em 2019: 1
Pedro Fidalgo Marques
Tânia Mesquita Madeira
Rafael Pinto
Alexandra Reis Moreira
Hugo Alexandre Trindade
Eurodeputados eleitos em 2019: 9
Marta Temido
Francisco Assis
Ana Catarina Mendes
Bruno Gonçalves
André Rodrigues
Carla Tavares
Isilda Gomes
Sérgio Gonçalves
Miguel Lemos
Joana Sá Pereira
Editado por Filipa Silva
Artigo atualizado pela última vez a 20 de maio às 10h51. Francisco Paupério é cabeça de lista do Livre e não do PAN como erradamente se referia no texto de introdução à infografia.