O Racing Power via estrear-se nesta fase da competição, depois de ter vencido o SC Braga. O Benfica garantiu presença na final, depois de ter eliminado o Sporting. A final joga-se a 18 de maio.

O Gil Vicente vai regressar à I Liga na próxima época, depois de quatro temporadas de ausência.

Os clubes jogam a final da Prova Rainha a 18 de maio. Foto: mvcougar/Flickr

O Racing Power e o Benfica garantiram este domingo a passagem à final da Taça de Portugal Feminina. A equipa setubalense venceu o SC Braga por 4-2, em jogo a contar para a segunda mão da meia-final. Já as tricampeãs nacionais empataram com o Sporting (1-1) e passaram graças à vitória registada na primeira mão.

O Racing Power, fundado em 2020, colocou-se em vantagem no marcador aos cinco minutos, com um golo de Jenny Vetter. Passados três minutos, Mercy Idoko, também da formação setubalense, marcou outro golo. As bracarenses conseguiram igualar o marcador ainda antes do intervalo.

Na segunda parte, Mercy Idoko e Jenny Vetter voltaram a marcar. O Racing Power ganhou também a primeira mão por 1-2. A equipa setubalense, que começou na terceira divisão nacional, assegurou, pela primeira vez, uma presença na final da Taça de Portugal Feminina

“É merecida a passagem à final pelo que as minhas jogadoras trabalharam diariamente e pelas adversidades que temos tido ao longo da época”, disse o treinador do Racing Power, de acordo com a Lusa. João Marques disse ainda que o Benfica “será uma equipa com muita qualidade” e que o clube vai “tentar vencer com as armas” que tem. A formação do Seixal, que conseguiu subir para a primeira divisão do campeonato de futebol feminino, já venceu a Taça AF Setúbal e o Troféu Anabela Santos.

Benfica adiantou-se cedo

Na Luz, Jéssica Silva inaugurou o marcador aos 14 minutos. O resultado manteve-se o mesmo até ao início da segunda parte, quando Olivia Smith, do Sporting, marcou um golo. O jogo terminou empatado, mas a vantagem das águias na primeira mão – vitória por 1-0 – garantiu a passagem do Benfica à final.

“Fomos compactas, muito competentes a defender e a lutar pela final da Taça, que conseguimos. Mentalmente focadas para a nossa obrigação de lutar por todos os troféus”, disse a técnica das águias, Filipa Patão.

Os clubes jogam a final da Prova Rainha no dia 18 de maio, no Estádio do Jamor.

Editado por Inês Pinto Pereira