Os encarnados ganharam por 2-1 e seguem para Marselha, onde vão jogar a segunda mão dos quartos de final, com uma vantagem de um golo. Ambos os técnicos estão confiantes de que podem passar às meias-finais.

Benfica joga a segunda mão com Marselha na próxima quarta-feira. Foto: SL Benfica

O Benfica venceu esta quinta-feira (11) o Marselha por 2-1, em jogo a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. As águias voltam a jogar com o Marselha na próxima quinta-feira (18) para conquistar uma vaga nas meias-finais. 

O jogo começou com muita pressão por parte Benfica, que criou uma oportunidade logo aos cinco minutos. Di María recebeu a bola, na sequência de um pontapé de canto, e cruzou para Bah, que não conseguiu marcar golo. O lateral direito benfiquista não acertou bem na bola, que bateu na defesa do Marselha e, quando a bola voltou a Bah, o jogador não teve reação para a empurrar para a baliza.

Aos 16 minutos, uma prova do potencial do ataque do Benfica: Florentino passou a bola do campo defensivo para Rafa, que fez um passe habilidoso para David Neres. Após tabelar com Rafa, Neres passou em profundidade para Tengstedt, que entregou a bola a Rafa para a colocar no fundo das redes da baliza do Marselha. A jogada teve sete passes em apenas 12 segundos.

Aos 52 minutos, António Silva bloqueou um remate na grande área. João Neves tabelou com David Neres e passou para Di María que ainda estava atrás do meio-campo. Di María levou a bola até a entrada da grande área do Marselha e passou em profundidade para David Neres, que próximo da linha de fundo devolveu a bola para Di María a empurrar para a baliza.

No entanto, menos de 15 minutos depois, a vantagem das águias foi reduzida. Ounahi fez um passe em profundidade para Aubameyang e, após uma falha de António Silva na recuperação, o avançado gabonês conduziu a bola até à grande área benfiquista, onde colocou com facilidade a bola no canto esquerdo de Trubin.

A partir desse momento, o Marselha teve o domínio do jogo. Ounahi virou o maestro do jogo, e quase conseguiu outra assistência, mas Harit perdeu uma oportunidade de ouro para igualar o marcador. Resultado final: 2-1.

O Benfica pôde sair da Luz com a sensação de dever cumprido, mas também de que poderia ter se empenhado mais para não ter sofrido no último terço do jogo.

“Estivemos bem sem a bola”

O treinador do Benfica, Roger Shmidt, disse não ter ficado satisfeito com a margem curta, mas considera que a equipa jogou bem. “Fizemos um bom jogo, controlámo-lo de uma boa maneira, estivemos bem sem a bola. Os jogadores estiveram muito bem. Tivemos oportunidades para marcar o terceiro ou o quarto golo”, afirmou, durante a conferência de imprensa. 

Quanto ao número reduzido de substituições (2) que fez durante o jogo, tendo em conta o calendário recheado das águias, o alemão referiu que a equipa estava “bem no jogo” e que “os jogadores ainda estavam em boas condições“.

O técnico das águias disse que ficou surpreendido com os assobios dos adeptos no final do jogo. “Estou surpreendido com isso, mas faz parte do Benfica. Se fores novo e venceres um jogo nos quartos de final da Liga Europa, e a situação for assim no final do jogo, ficas um pouco surpreendido, porque não consegues perceber, mas faz parte do Benfica, não há problema.

Os quartos de final da Liga Europa disputam-se em duas mãos

Durante a conferência de imprensa, o treinador do Marselha, Jean-Louis Gasset, disse estar confiante para o jogo da segunda mão. “O facto de a eliminatória ainda estar viva, vamos jogar em casa, e somos capazes de nos ultrapassar. Marcámos três golos frente ao Shakhtar e quatro ao Villarreal. Isso dá-nos esperança“, referiu.

“Os últimos 30 minutos e o golo marcado dão-me grande esperança para o jogo da segunda mão. Os quartos de final da Liga Europa disputam-se em duas mãos. Não podíamos cair no desespero, depois de sofrer o primeiro golo”, disse.

O Benfica e o Marselha vão jogar a segunda mão dos quartos de final da Liga Europa na próxima quinta-feira (18), no Estádio Vélodrome.

Editado por Inês Pinto Pereira