A partir de 17 de abril, uma coletânea de cinquenta poemas, que estabelecem um diálogo entre vinte e cinco poetas que nasceram depois do 25 de Abril e poetas do passado, vai chegar às mãos dos leitores. “Direito de Resposta”, organizado por Ricardo Marques, surge como uma celebração dos 50 anos de liberdade.

"Direito de Resposta"

“Direito de Resposta” é apresentado a 17 de abril, às 18h00, no auditório do Museu do Aljube. Flan de Tal/Facebook

“E se, de repente, pudéssemos responder com um poema a um outro poema do passado?” é o mote da antologia “Direito de Resposta”, que agrupa vinte e cinco poetas, nascidos depois do 25 de Abril. Na obra, depois de escolherem um poema do passado, os poetas estabelecem uma conversa através de um novo poema, no qual podem responder, conversar ou divergir do poeta do passado.

À medida que cada palavra é lida e cada página corrida, o leitor passa por poemas que exploram temas variados que, em plena época salazarista, não podiam ser explorados na literatura. Por um lado, poemas “zangados sobre a escravatura, da libertação do indivíduo face à coletividade” e, por outro, poemas que exploram a “problematização sobre a identidade sexual”, “fruição sexual e mística do corpo, poemas de desafio do cânone estabelecido, poemas sobre o próprio poema enquanto entidade formal liberta”, pode ler-se numa nota.

Para que os poetas pudessem “manifestar a sua liberdade de escolha, o seu direito de resposta”, e após ter sido desafiado por três poetas amigos – que também participam no projeto -, Ricardo Marques, organizador do projeto, decidiu criar esta obra. A ideia surgiu durante uma viagem de carro a caminho de um festival literário.

Como já não é a primeira vez que organiza antologias poéticas – já publicou de autores como Tennessee Williams, Amy Lowell, D. H. Lawrence, Vicente Huidobro – , o caminho para criar mais uma continuou em aberto. Foi a partir da sua antologia preferida “Answering Back – Living Poets Reply to The Poetry of the Past”, da poetisa inglesa Carol Ann Duffy, que surgiu o desejo de fazer uma semelhante em português.

Ao JPN, contou que a aproximação dos 50 anos do 25 de Abril foi a inspiração para a escolha do tema. “Direito de Resposta” – o título da obra – acabou por surgiu naturalmente uma vez que, “no tempo da ditadura” não tinham “essa possibilidade”.

Ricardo Marques admite que na obra estão alguns dos poetas de que mais gosta. No entanto, procurou que a seleção mostrasse “a pluralidade de nomes e propostas evidente na poesia atual”. Essa pluralidade estende-se a poetas que não têm nacionalidade portuguesa, mas que escrevem em português e que vivem em Portugal. Poetas que, nas palavras do organizador, “escrevem boa poesia em português e que merecem ser lidos”.

Metade dos poemas escolhidos foram originalmente escritos noutra língua, o que fez com que tivessem de ser traduzidos, tarefa que Ricardo Marques se predispôs a realizar, caso não houvesse já uma tradução satisfatória. Ao mergulhar neste desafio de traduzir os poemas escolhidos pelos poetas, fê-lo sentir-se mais próximos das seleções deles, “pois traduzir é compreender um poema por inteiro”.

Compor a obra levou cerca de meio ano. A criação do “Direito de Resposta” começou em julho do ano passado e os últimos pormenores foram afinados já este ano. Um deles é a organização dos poemas aquando da paginação “a que todos tiveram acesso para se pronunciarem, antes da impressão”, referiu.

Apesar de as várias fases de construção terem sido “morosas” e “longas”, o organizador confessou que foi um processo “animado” que envolveu um “grande entusiasmo por parte dos poetas”. Ao lado de Ricardo Marques esteve João Pedro Azul, que “desde o primeiro momento abraçou esta ideia, encontrou soluções para os problemas e a levou a bom porto”, sublinhou.

“Direito de Resposta”, da editora Flan de Tal, vai ser apresentado na quarta-feira (17), às 18h00, no Auditório do Museu do Aljube, em Lisboa. Na antologia, constam nomes como Álvaro Seiça, André Tecedeiro, Beatriz de Almeida Rodrigues, Catarina Nunes de Almeida, Catarina Santiago Costa, Ederval Fernandes, Fernanda Drummond, Filipa Leal, Francisca Camelo, Henrique Manuel Bento Fialho, Inês Dias, Inês Francisco Jacob, João Bosco da Silva, José Pedro Moreira, Mariana Varela, Miguel Cardoso, Miguel-Manso, Paola D’Agostinho, Pedro Korres, Rafael Mantovani, Rafa (Rafaela Jacinto), Raquel Serejo Martins, Ricardo Marques, Ricardo Tiago Moura e Tatiana Faia.

Editado por Inês Pinto Pereira