O diretor da Faculdade de Economia da Faculdade do Porto (FEP), Óscar Afonso, não vai assumir o mandato de deputado para o qual foi eleito pelo círculo do Porto e vai continuar à frente da instituição académica.

Óscar Afonso é diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) desde março de 2023. Foto: Nádia Neto/JPN

Eleito há cerca de um ano para o cargo, Óscar Afonso vai continuar como diretor da Faculdade de Economia do Porto (FEP), depois de ter optado pela suspensão do mandato de deputado para o qual foi eleito nas eleições legislativas de 10 de março.

O docente integrou a lista da Aliança Democrática pelo círculo eleitoral do Porto como independente, ocupando o quatro lugar da lista, logo a seguir a Miguel Guimarães, Nuno Melo e Germana Rocha. O catedrático também ajudou na elaboração do programa eleitoral da coligação. Segundo o site da Assembleia da República, Óscar Afonso suspendeu o mandato tendo sido substituído por Carla Barros

Fonte da reitoria da Universidade do Porto confirmou ao JPN que Óscar Afonso informou o Reitor da decisão de suspender o mandato. De outro modo, teria de abdicar do cargo de diretor da FEP que é de dedicação exclusiva, segundo os estatutos da Faculdade.

O JPN questionou o diretor da FEP sobre os motivos que o levaram a pedir a suspensão do mandato depois de ter aceite ser candidato num lugar elegível à Assembleia da República, mas não obteve resposta.

Fonte do PSD, que preferiu não ser identificada, disse ao JPN que o catedrático “optou por uma carreira académica e não uma carreira política”.

O jornal ECO, que avançou a notícia, recorda que durante a campanha eleitoral, quando questionado pelos jornalistas sobre se Óscar Afonso seria um bom ministro das Finanças, Luís Montenegro admitiu que era “uma possibilidade”. “Tem capacidade, qualificação e competência para isso, como para muitas outras coisas”, afirmou o agora primeiro-ministro. A escolha final recaiu, contudo, sobre Joaquim Miranda Sarmento, ex-líder parlamentar dos sociais-democratas.

Editado por Filipa Silva