As novas linhas da Unir vão servir as zonas mais interiores das freguesias de Rio Tinto, Baguim do Monte e S. Pedro da Cova. Gondomar vai ser o primeiro concelho da AMP a ficar com a rede da Unir completa.

Três novas linhas da rede Unir em Gondomar a partir de 2 de maio. Foto: Jaime Silva/JPN

Três novas linhas da rede Unir da Área Metropolitana do Porto (AMP) vão entrar em funcionamento no concelho de Gondomar a partir de 2 de maio. Com a introdução das linhas 8033, 8034, 8040, que vão operar em zonas mais interiores das freguesias de Rio Tinto, Baguim do Monte e S. Pedro da Cova, Gondomar vai ser o primeiro concelho da AMP a ficar com a rede da Unir completa, segundo o “Jornal de Notícias“.

O presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, disse, em declarações ao jornal diário portuense, que a situação da rede Unir “está muito melhor”. De acordo com o autarca, o serviço melhorou, em resultado de um “acompanhamento diário” por parte da Câmara Municipal de Gondomar. Ao “JN”, afirmou ainda que o número de queixas diminuiu desde o início da operação da rede Unir e que as que existem estão relacionadas com avarias, trânsito ou alguma falha pontual.

A linha 8033 vai fazer a ligação entre a zona alta de Baguim e o centro comercial Parque Nascente, passando a servir locais como o centro de saúde, EB 2,3 de Baguim do Monte, a Escola Secundária de Rio Tinto e as localidades da Carreira e Sevilhães.

Já a linha 8034 não só vai permitir a deslocação até à Belavista, como também vai fazer a ligação direta de Fânzeres e S. Pedro da Cova ao centro da freguesia de Rio Tinto.

Por fim, a linha 8040 vai passar a cobrir parte da antiga linha 53 da STCP, passando a ligar a parte ocidental de Rio Tinto à zona da Areosa e do Hospital S. João. Também a Urbanização de Carreiros e a Granja vão passar a ter acesso a autocarros.

A rede Unir, que opera desde dezembro do ano passado, conta com 439 linhas de autocarro e interliga 17 municípios da Área Metropolitana do Porto.

Editado por Inês Pinto Pereira