A operadora Vianorbus comunicou que "as linhas 116, 121, 128 e 134 serão substituídas pelas novas linhas da rede UNIR da Área Metropolitana do Porto". Foram ainda divulgados novos horários e alterações de percurso.

As linhas 116, 121, 128 e 134 vão mudar a numeração de três para quatro dígitos na próxima segunda-feira. Foto: Jaime Silva/JPN

A operadora Vianorbus informou, esta quinta feira (7), que quatro linhas da nova rede Unir, que mantinham a numeração antiga da rede Maré, particularmente em Matosinhos, vão mudar a numeração de três para quatro dígitos na próxima segunda-feira (11).

A operadora, que serve os concelhos de Matosinhos, Maia e Trofa, divulgou, em comunicado, que “as linhas 116, 121, 128 e 134 serão substituídas pelas novas linhas da rede UNIR da Área Metropolitana do Porto (AMP)”.

A linha 116, que faz a ligação entre Freixieiro (Ribeiras) e Senhora da Hora (Metro), vai passar a designar-se 5012. Apesar de o trajeto não sofrer alterações, há “novos horários com reforço de amplitude”. Aos domingos e feriados, os horários vão ter um “reforço de oferta no período da manhã”.

Já a linha 121 vai ter a designação 5010, com ligação entre o MaiaShopping e Matosinhos (Mercado). O percurso também não foi sujeito a mudanças e o horário não contém “alterações relevantes”. Aos sábados, domingos e feriados, o “percurso efetuado é igual ao de Dias Úteis” e há “novos horários com reforço de oferta aos Domingos e Feriados”.

A linha 128, com ligação entre Lionesa e Porto (Casa da Música), vai alterar a designação para 5024. O horário, assim como acontece na linha 121, não vai sofrer “alterações relevantes” e o percurso é sempre [feito] via Carvalhido, efetuando as paragens assinaladas”.

Por fim, a linha 134 vai passar a designar-se 5021, com ligação entre o Aeroporto e Sete Bicas (Metro). Neste caso, existem duas alterações nos percursos: a primeira consiste na “passagem na estação de Metro da Senhora da Hora a meio do percurso” (R. Nova S. Gens > Sra. da Hora > Quatro Caminhos > regresso à R. Nova S. Gens); a segunda centra-se na substituição do término no Viso pelo término em Sete Bicas, sendo sugerido o “transbordo de/para o Metro”.  Nesta linha, vão existir novos horários.

No que diz respeito às alterações nas linhas nos concelhos da Maia e de Matosinhos, que continuaram com a numeração que já existiam nas concessões anteriores da Maré e Maia Transportes, a AMP revelou à Lusa que a mudança vai ocorrer “quando estiverem reunidos os meios para a implementação em pleno do novo serviço”, visto que se prevê “um aumento expressivo da oferta nos municípios”.

A AMP adiantou ainda à Lusa que a UNIR, “em resultado da identificação da necessidade de reforço da oferta em diversas linhas no arranque da operação”, está a ter uma “implementação gradual” dos novos horários. Além disso, prevê-se que, em breve, haja uma resolução de outras faltas de informação.

Editado por Inês Pinto Pereira