O município do Porto celebra o quinquagésimo aniversário do 25 de Abril com atividades para todas as idades, a partir desta quarta-feira. As comemorações começam com um espetáculo de videomapping na fachada do Hotel Monumental. Na quinta-feira, pelas 14h30, tem início o Desfile da Liberdade.

O município do Porto celebra o 25 de Abril com atividades para todas as idades. Foto: Catarina Reis

O município do Porto organizou um conjunto de atividades para comemorar “meio século de uma história que fez história”. Os 50 anos do 25 de Abril celebram-se na Avenida dos Aliados, mas não só.

As comemorações começam já esta quarta-feira (24), pelas 22h00, com um espetáculo de videomapping na fachada do Hotel Monumental, situado na Avenida dos Aliados. O espetáculo, organizado em colaboração com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e a RTP, junta o fotógrafo Alfredo Cunha – fotógrafo oficial de Ramalho Eanes e Mário Soares e autor do conhecido retrato de Salgueiro Maia-, o músico e compositor Rodrigo Leão e o artista plástico Vhils.

O espetáculo, que dura 15 minutos, vai ser também apresentado noutras cidades portuguesas, nomeadamente em Matosinhos e Lisboa. Depois, tem início, também na Avenida dos Aliados, um concerto que promete recordar os temas que marcaram o 25 de Abril. “Aliados à Liberdade” junta em palco os grupos Canto Nono, Vozes da Rádio e o Coral de Letras da Universidade do Porto.

O espetáculo termina à meia-noite e, tal como há 50 anos, vai ouvir-se “Grândola Vila Morena”. Quando o relógio marcar a meia-noite, começa o fogo de artifício.

Na quinta-feira, celebra-se “meio século de uma história que fez história”

No dia em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a festa começa para os mais novos, na Praça General Humberto Delgado. A partir das 10h00, haverá jogos tradicionais, nomeadamente artes marciais, matraquilhos, carros de pedais, pinturas faciais, confeções de cravos de papel e cartazes alusivos ao tema “Meus Direitos”. As atividades, promovidas pela Associação das Colectividades do Concelho do Porto, são gratuitas.

O habitual Desfile da Liberdade tem início marcado para as 14h30 e vai partir do Largo Soares dos Reis. Passa na Avenida Rodrigues de Freitas, Rua D. João IV, Rua de Santo Ildefonso, Rua Passos Manuel, Rua Sá da Bandeira, Praça D. João I, Rua de Rodrigues Sampaio e termina na Avenida dos Aliados. Antes do desfile começar, vai ser feita uma homenagem aos resistentes antifascistas, junto ao Museu Militar, antiga sede da PIDE no Porto.

É na Avenida dos Aliados que se seguem as celebrações. A partir das 15h00, o concerto “Comemorar os 50 anos do Dia da Liberdade”, que conta com a direção musical de André Castro e a participação de Marco Quaresma, Pedro Matos, Sofia Beco, Beatriz Cerqueira, Tiago Pacheco, Fernando Maia e Leonardo Carvalho, vai fazer chegar aos Aliados uma seleção de vários temas da liberdade.

Às 16h00, haverá a habitual intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril. Quinze minutos depois, sobe ao palco o projeto musical Cara de Espelho, que reúne membros de bandas, como os Deolinda, Ornatos Violeta, Gaiteiros de Lisboa, A Naifa, Humanos.

Editado por Inês Pinto Pereira