Na edição do ano passado, estes dois eventos realizaram-se no Largo Amor de Perdição, na Cordoaria. De 4 a 11 de maio, os estudantes vão poder participar num cortejo, sarau, rally paper e concertos.

Milhares de estudantes desfilaram esta terça-feira pelas ruas da Baixa do Porto.

A Queima das Fitas regressa este sábado (4) à cidade do Porto e decorre até 11 de maio. Ao contrário do que aconteceu na edição do ano passado, a Monumental Serenata e a Missa da Bênção das Pastas vão realizar-se na Avenida dos Aliados

O evento académico arranca na noite de sábado para domingo com a Monumental Serenata, que tem início marcado para as 00h01. A noite continua no Queimódromo com os concertos de Richie Campbell e Bispo.

No domingo (5), dia em que se celebra o Dia da Mãe, acontece a Missa da Benção das Pastas, pelas 11h01, também na Avenida dos Aliados. A cerimónia vai ser transmitida em direto na TVI. Ao início da noite, pelas 21h31, no Teatro Sá da Bandeira, realiza-se o Encontro de Coros da Academia do Porto. Quem quiser terminar a noite a ouvir temas de Slow J e Van Zee, pode fazê-lo no Queimódromo.

No dia seguinte, as atividades começam às 14h01 com a iniciativa do Dia da Beneficiência, na qual os estudantes passam a tarde a recolher donativos para instituições de solidariedade e causas sociais. Às 21h01, o Seminário de Vilar dá palco ao Concerto Promenade, que conta com uma orquestra de renome, um coro da Invicta e os estudantes da Academia e cuja inscrição terminou a 3 de abril. Mais tarde, há concertos de Wet Bed Gang e Fernando Daniel.

Como também já faz parte da tradição da semana académica do Porto, na terça-feira, milhares de estudantes de todas as instituições de ensino superior da Academia vão desfilar, com as cores respetivas de cada um dos cursos, no Cortejo Académico. Os estudantes concentram-se a partir das 14h01 na Praça da República e seguem depois, via Rua João das Regras, até à Rua de Camões onde o desfile se estende até à Tribuna instalada na Avenida dos Aliados. Quim Barreiros e Rosinha sobem ao palco principal do Queimódromo durante a noite.

Dada a elevada afluência de pessoas ao centro da cidade para assistir aos principais eventos da semana académica, nomeadamente a Monumental Serenata, a Missa da Benção das Pastas e o Cortejo, a Metro do Porto vai reforçar a frequência do metro nestes dias.

No dia 8 de maio, as atividades começam apenas ao ínicio da noite. Pelas 20h01, tunas e estudantes reúnem-se no Festival Ibérico de Tunas Académicas, que vai ter lugar na Casa da Música. O bilhete, que pode ser adquirido na sede da FAP, tem um custo de sete euros, sendo que um euro reverte para as Bolsas de Estudo da Associação Acreditar. A música continua com os concertos de Matuê e Mizzy Miles no Queimódromo.

Às 20h31 de 9 de maio, quinta-feira, começa o Sarau Cultural no Teatro Sá da Bandeira. Neste evento, os estudantes podem mostrar talentos escondidos, desde a música ao teatro. As inscrições para o sarau terminaram a 17 de abril. Dillaz e Lon3r Johny vão animar o Queimódromo.

No dia seguinte às 20h01, a Casa dos Arcos recebe o Baile de Gala, no qual os alunos finalistas celebram o fim do percurso académico. As inscrições para o evento já terminaram. The Script, Regula e Mariana Bo vão animar a noite no Queimódromo.

A semana da Queima das Fitas do Porto termina com um Rally Paper, no sábado (11), que começa às 13h01, e um Chá Dançante, no qual podem participar os estudantes do penúltimo ano do curso, no Ordo BH Concept às 17h01.

Para participar no Rally Paper, é necessário inscrição prévia, sendo que o prazo de inscrição termina a 7 de maio. Também o Chá Dançante, com um custo associado de 40 euros, requer inscrição prévia e o prazo termina esta sexta-feira (3). Os concertos no Queimódromo encerram com as atuações de Bárbara Bandeira, Ivandro e Hybrid Theory.

Os bilhetes diários, que custam 12 euros, ainda podem ser adquiridos.