O acordo visa garantir que nenhum estudante fica excluído de participar na Queima das Fitas do Porto por questões financeiras. Vão ser oferecidos dois mil bilhetes.

Queima das Fitas realiza-se entre 4 e 11 de maio. Foto: Miguel Pinto

A Federação Académica do Porto (FAP), juntamente com o Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), do Politécnico do Porto e da Escola Superior de Enfermagem, vai oferecer bilhetes diários da Queima das Fitas aos estudantes carenciados. Vão ser oferecidos dois mil bilhetes.

O objetivo da iniciativa, segundo um comunicado da FAP, é assegurar que “nenhum estudante fica excluído de participar na Queima das Fitas do Porto por questões financeiras“. O protocolo foi assinado a 15 de abril.

O presidente da Federação Académica do Porto, Francisco Porto Fernandes, explicou ao JPN que “a FAP compromete-se a dar os bilhetes aos serviços associados, e os Serviços de Ação Social de cada instituição “comprometem-se a dar os bilhetes aos estudantes com rendimentos mais baixos”.

Aos SASUP foram oferecidos mil bilhetes. De acordo com fonte da instituição, para os distribuir, foram selecionados os mil bolseiros com capitação mais baixa da Universidade do Porto – 750 estudantes do 1.º ciclo e 250 de 2.º ciclo. Os bolseiros foram notificados por e-mail e podem escolher o dia pretendido na medida da disponibilidade de bilhetes no momento de recolha nos SASUP.

Cartaz do palco secundário já é conhecido

O cartaz do palco principal da Queima das Fitas, que se realiza entre 4 e 11 de maio, no Queimódromo do Porto, está completo. Este ano, sobem ao palcos nomes como The Script, Slow J, Dillaz, Richie Campbell, Fernando Daniel, Matuê, Lon3r Johny, Bárbara Bandeira, Ivandro, Regula, Wet Bed Gang, Bispo, Van Zee, Rosinha e Quim Barreiros.

Já são conhecidos também os artistas que vão atuar no segundo palco – Palco Eristoff. A animação no primeiro dia vai estar a cargo do DJ galego Dumore e, na noite seguinte, de Bluay e do DJ portuense 3atista

Na segunda-feira (6), sobem ao palco o rapper Phoenix RDC e os DJ’s Nuno Clam e KissOneHundred. No dia em que se realiza o Cortejo, vão atuar Insert Coin e Miguel Bravo. Remember 10’s e o DJ de afro-tech Breyth tomam conta da festa na quarta-feira, enquanto Força Suprema e a DJ russa Zanova vão animar o Queimódromo na quinta-feira. Joint One & Yung Juse sobem ao palco na sexta-feira.

No último dia, Mundo Segundo, cuja atuação vai contar com a participação de outros convidados, e o DJ Oder encerra a programação do Palco Eristoff.

Os bilhetes diários têm um custo de 12 euros. O passe geral, que permite a entrada no evento durante toda a semana, já está esgotado.

Editado por Inês Pinto Pereira