O lote abrange os concelhos de Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra. Na reunião do Conselho Metropolitano do Porto desta sexta-feira, alguns autarcas da AMP ameaçaram avançar com procedimentos contratuais e jurídicos contra os operadores da rede Unir, caso esta situação não se resolvesse.

Os utentes destes concelhos já podem consultar os horários na página oficial da rede de transportes. Foto: Jaime Silva/JPN

Os horários do Lote 5 da Unir, que abrange Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, foram oficialmente publicados, quatro meses após o início da operação. Os horários tinham sido publicados quando a rede de transportes começou a operar, mas foram retirados alguns dias depois.

Os utentes destes concelhos podem, agora, aceder aos horários no site oficial da rede Unir.

Na reunião do Conselho Metropolitano do Porto, que se realizou na passada sexta-feira (5), alguns autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) ameaçaram avançar com procedimentos contratuais e jurídicos contra os operadores da rede Unir.

Amadeu Albergaria, que assumiu recentemente a presidência da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, afirmou que “há obrigações no contrato de concessão que têm que ser cumpridas” e que a única alternativa seria “começar a executar o contrato de concessão” e “tomar atitudes, mesmo do ponto de vista jurídico”. “Esgotaram-se todas as capacidades de razoabilidade e de pedir paciência às nossas populações. A operação continua sempre a falhar”, acrescentou.

Também José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, afirmou ser “urgente colocar pressão sobre o operador para se normalizar o processo”, devido à “insatisfação absoluta” dos utentes. 

Durante a reunião, Jorge Sequeira, vice-presidente do Conselho Metropolitano do Porto, afirmou que “os cidadãos têm toda a razão”, visto que “foi dado um tempo” para que a situação pudesse ser resolvida e “ainda não estão a ser dadas respostas”. “Temos sido muito tolerantes, porque compreendemos que é uma operação de uma grande envergadura e escala. Mas esse momento está a chegar. Esse momento está próximo“, concluiu. 

A rede UNIR, que conta com 439 linhas de autocarro e interliga 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, está em operação desde dezembro de 2023.

Editado por Inês Pinto Pereira