TOP UP é o nome da nova funcionalidade da aplicação ANDA. O pagamento pode ser feito através do cartão bancário ou referência multibanco.

O passe único vai entrar em vigor a 1 de abril, mas não em toda a área metropolitana.

O pagamento pode ser feito através do cartão bancário ou referência multibanco. Foto: Rita Pais Santos

A partir desta quinta-feira (18), vai ser possível carregar bilhetes ocasionais e as mensalidades dos passes do Andante no telemóvel. A informação foi avançada pelos Transportes Intermodais do Porto (TIP), em comunicado.

“O TOP UP é a nova funcionalidade da app Anda que permite carregar o cartão Andante no telemóvel”, pode ler-se no comunicado. Com esta funcionalidade, os utilizadores do título vão poder evitar as longas filas nas lojas Andante no final do mês. De acordo com o TIP, pode ser usado tanto pelos utilizadores de Android como de iOS.

O processo não é complicado: os utilizadores devem encostar o cartão Andante à parte de trás do telemóvel para realizar a leitura e fazer o carregamento através da tecnologia NFC. Além disso, não é necessário nenhum registo por parte do cliente para usufruir do serviço.

Como afirmou o TIP em comunicado, “este é um passo importante na simplificação do acesso à mobilidade Andante para todos os clientes, permitindo flexibilidade e conveniência no carregamento dos títulos de transporte“.

O pagamento pode ser feito através do cartão bancário ou referência multibanco. O TIP referem ainda que, no futuro, a empresa quer disponibilizar outras formas de pagamento, como o MBWay.

O TIP prevê que, até ao final do ano, a app ANDA possa permitir o carregamento de títulos ocasionais, deixando de ser necessário o uso de cartões físicos. Além disso, está prevista a introdução de um sistema pós-pago para utilizadores de iOS, semelhante ao que já existe nos telemóveis Android. Este sistema permite aos clientes pagar as viagens no final do mês, sem terem de compreender as complexidades do sistema de bilhética.

Editado por Inês Pinto Pereira