Após os jogos desta quarta-feira, sabe-se já quem são os semifinalistas da competição. Os jogos das meias-finais vão acontecer entre os dias 30 de abril e 8 de maio.
O Bayern de Munique vai enfrentar o Real Madrid e o Borussia Dortmund encontra o PSG nas meias-finais da Liga dos Campeões. Os confrontos foram confirmados após uma série de jogos eletrizantes nos quartos de final. No total, foram marcados 32 golos em oito jogos, com uma média de quatro golos por jogo.
Bayern de Munique vs Arsenal
O Bayern de Munique, apesar da má fase que atravessa na Bundesliga, ultrapassou o Arsenal, que era o líder do campeonato inglês na altura da primeira mão. O clube alemão surpreendeu em Londres, tendo conseguido penetrar na defesa dos gunners múltiplas vezes. Saka abriu o marcador com um remate venenoso após driblar Davies na entrada da grande área, mas o Bayern virou o marcador ainda no primeiro tempo. Gnabry, ex-Arsenal, marcou após uma sequência de erros grosseiros do clube inglês e Kane converteu uma grande penalidade após Sané fazer uma espetacular jogada individual. O Bayern quase segurou o resultado, mas viu a sua defesa desmontada por Gabriel Jesus, que passou para Trossard fazer um remate firme e igualar o marcador. Resultado final: 2 a 2 no Emirates Stadium.
Na segunda mão, o controlo do jogo foi todo do Bayern. O Arsenal teve apenas uma boa oportunidade com Gabriel Martinelli e não conseguiu criar mais nenhuma chance perigosa ao longo do jogo. Já o Bayern teve várias entradas perigosas na área dos ingleses e, na sequência de um cruzamento do internacional português Raphäel Guerreiro, Kimmich cabeceou a bola com muito impulso para o fundo da rede. O Bayern impôs-se defensivamente e saiu soberano do confronto, sem sofrer um único golo do melhor ataque do campeonato inglês. Resultado final: 1 a 0 para o Bayern de Munique na Allianz Arena, 3 a 2 para os alemães no agregado.
Real Madrid vs Manchester City
Os confrontos entre Real Madrid e Manchester City têm sido o ponto alto do entretenimento na Liga dos Campeões nas últimas temporadas. As duas equipas defrontaram-se nas últimas três edições da competição, por duas vezes nas meias-finais. Na primeira mão, um belo jogo. Bernardo Silva marcou um golo inteligente de livre logo ao início, mas o Real Madrid virou com golos desviados de Camavinga e Rodrygo. O Manchester City virou o jogo novamente após dois golaços de Gvardiol e Foden de fora da grande área, mas Valverde empatou definitivamente o jogo com um remate sem preparação na entrada da grande área dos citizens. Resultado final: 3 a 3 no Santiago Bernabéu.
A segunda mão também foi de muito entretenimento, mas foi muito mais estudada. Rodrygo abriu o marcador para o Real Madrid logo no primeiro terço do primeiro tempo após um contra-ataque letal, e a partir de então o Real Madrid passou a defender-se. Aos 76 minutos, De Bruyne faz um remate fortíssimo, após a bola sobrar na pequena área, e empatou o jogo. Entre o golo do belga e o fim do segundo tempo do prolongamento, De Bruyne e Foden perderam golos incríveis para o clube inglês, e Rüdiger também teve um falhanço incrível. Nos penáltis, o guarda-redes madrileno Lunin foi o protagonista: pegou um remate para o meio de Bernardo Silva e um remate fraco de Kovacić. Resultado final: 1 a 1 no Etihad Stadium, 4 a 4 no agregado com vitória de 5 a 3 para o Real Madrid nos penáltis.
Borussia Dortmund vs Atlético de Madrid
O Borussia Dortmund, assim como o Bayern de Munique, não está bem no campeonato alemão, mas está a ser uma surpresa positiva na Liga dos Campeões, tendo inclusive passado em primeiro no “grupo da morte”. O seu adversário foi o Atlético de Madrid, que estranhamente tem sido uma das defesas mais batidas da Europa nesta temporada. O primeiro jogo foi no estádio Wanda Metropolitano e os espanhóis aproveitaram a vantagem em casa: De Paul aproveitou uma falha da defesa alemã para fazer o primeiro golo, e Samuel Lino fez o segundo, após outra falha da defesa e um passe açucarado de Griezmann. Os alemães ainda reduziram no final com Haller e quase empataram, mas a pressão não foi suficiente. Resultado final: 2 a 1 para o Atlético de Madri no Wanda Metropolitano.
A segunda mão foi muito mais caótica. Brandt e Maatsen marcaram dois golos em sequência nos últimos dez minutos da primeira etapa, após grandes passes de Hummels e Sabitzer. Na segunda parte, o Atlético de Madrid empatou o jogo também com dois golos consecutivos. Hummels faz um autogolo infeliz após canto, e Correa faz o segundo dos espanhóis após confusão na grande área. Mas os esforços madrilenos não foram suficientes, pois o Borussia Dortmund viria a fazer dois golos relâmpago novamente. Füllkrug recebe um cruzamento de Sabitzer pela esquerda e faz um belo cabeceamento para colocar a bola no canto e empatar o agregado. Três minutos depois, a bola sobra alta para Sabitzer assinou um golaço de fora da área. Resultado final: 4 a 2 para o Borussia Dortmund no Signal Iduna Park, 5 a 4 para os alemães no agregado.
PSG vs Barcelona
PSG e Barcelona é outro confronto que já pode ser considerado um clássico europeu moderno. Os dois clubes têm-se enfrentado com frequência na Liga dos Campeões e há uma rivalidade clara dentro e fora de campo, especialmente após as sagas das transferências de Neymar, Veratti e Dembélé. A primeira mão foi disputada em Paris, mas o Barcelona sentiu-se em casa. Os blaugrana abriram o marcador com Raphinha após falhanço de Donnarumma, mas no início do segundo tempo o PSG virou o jogo rapidamente com um pontapé fortíssimo de Dembélé e um golo de Vitinha, que penetrou de forma inteligente na grande área do Barcelona. A equipa treinada por Xavi virou novamente o jogo após mais um golo fantástico de Raphinha. A finalização sem preparação foi dificílima e o passe de Pedri foi perfeito. O terceiro golo dos blaugrana foi de Christensen, que marcou com a cabeça após canto. Resultado final: 3 a 2 para o Barcelona no Parque dos Príncipes.
O jogo de volta foi muito quente. O Barcelona começou bem com mais um golo de Raphinha após cruzamento de Yamal. O PSG parecia desanimado, mas depois de Araújo cometer uma falta que obstruiu uma chance clara de golo, o central uruguaio do Barcelona foi expulso e o PSG entrou de volta na partida. Dembélé marcou mais um golo contra o seu ex-clube, e mais uma vez com um pontapé muito forte. Vitinha virou o jogo com um belo remate de fora da área, e Mbappé virou o jogo no agregado após converter penálti. Mbappé marcou ainda o último golo da vitória maiúscula dos franceses após um contra-ataque e um erro de Koundé logo ao fim do jogo. Resultado final: 4 a 1 para o PSG no Estádio Lluís Companys. 6 a 4 para os franceses no agregado.
Confira as datas das meias-finais da Liga dos Campeões:
30/04, quarta-feira: Bayern de Munique vs Real Madrid (primeira mão)
01/05, quinta-feira: Borussia Dortmund vs PSG (primeira mão)
07/05, quarta-feira: PSG vs Borussia Dortmund (segunda mão)
08/05, quinta-feira: Real Madrid vs Bayern de Munique (segunda mão)
A final é jogada a 1 de junho no Estádio de Wembley, em Londres.
Editado por Filipa Silva