O viaduto vai ligar a Cruz de Pau à Barranha. A operação vai obrigar ao corte de trânsito durante a madrugada de um sábado para domingo de maio.

viaduto de ligação entre a Barranha e a Cruz de Pau na A28

A estrutura do viaduto já está pronta, encontrando-se na fase de soldagem. Foto: Marta Magalhães/JPN

O viaduto, que vai fazer a ligação entre a Cruz de Pau e a Barranha, em Matosinhos, já está montado e deverá ser colocado sobre a A28 “no final de maio”. A informação foi avançada pela diretora de obra, Inês Cerqueira, ao Porto Canal.

Inês Cerqueira apontou o dia 25 como data provável da colocação do viaduto naquele troço da A28, já que diz julgar que esse dia “é o dia que menos tráfego terá”. A operação levará a um corte de trânsito de cerca de seis horas, durante “a madrugada de sábado para domingo”.

No entanto, a diretora da obra disse, em declarações ao canal televisivo, que o lançamento pode ser atrasado por algumas condicionantes, como a “meteorologia e material”. Refere, no entanto, que já ocorrem condicionamentos, devido aos “ensaios das soldaduras”, sendo que só depois dos ensaios feitos é que se poderá pintar a estrutura.

A técnica de lançamento deste viaduto vai ser semelhante à do viaduto das Andresas, no Porto, que foi construído a propósito do Euro2004.

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos explicou que a nova ligação do Estádio do Mar à Feira da Senhora da Hora pretende “resolver alguns dos problemas de mobilidade existentes em Matosinhos“. A autarca referiu ainda que esta empreitada vai contribuir para “aliviar o trânsito da A28” e que se trata de “uma obra da exclusiva responsabilidade da Câmara de Matosinhos”.

A obra tinha sido anunciada, pela primeira vez, em 2015, mas só em 2020 foi feito o anúncio de que obra ia avançar. A empreitada arrancou apenas em 2021 e parou em setembro do mesmo ano. Devido a divergências com a Infraestruturas de Portugal (IP), a empreitada esteve suspensa durante seis meses, o que causou a indignação dos moradores da zona. Os trabalhos retomaram há dois anos e devem estar concluídos este verão.

A empreitada tem um custo de cinco milhões de euros e visa criar “um novo arruamento com cerca de 500 metros e uma passagem superior sob a A28 com cerca de 42 metros de vão”, segundo a autarquia.

Editado por Inês Pinto Pereira