As obras de reabilitação da Ponte da Arrábida vão custar 5,5 milhões de euros à Infraestruturas de Portugal e vão arrancar no início de 2025. Os trabalhos vão focar-se no tabuleiro e pilares da ponte e vão implicar alguns constrangimentos na circulação automóvel e pedonal.

Prazo de execução é de 540 dias. Foto: Wikimedia Commons

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou na segunda-feira (8) a abertura de um concurso público para a reabilitação da Ponte da Arrábida. A empreitada, que tem um prazo de execução de 540 dias, arranca no início do ano de 2025.

O anúncio de procedimento, que foi publicado em Diário da República (DR) no dia 8, dá conta que o prazo para a apresentação de propostas termina a 17 de maio. Segundo um despacho publicado a 28 de março, também em DR, a obra vai custar 5,5 milhões de euros à IP. Deste valor, 2,8 milhões de euros vão ser alocados ao ano de 2025 e 2,7 milhões de euros ao ano de 2026.

As obras de reabilitação vão focar-se na face interior do tabuleiro e pilares da ponte, incluindo uma intervenção nas extremidades dos pilares sobre os arcos. Em resposta ao JPN, a IP esclarece que os trabalhos visam “a reparação localizada nas zonas onde foi identificada a ocorrência de fendilhação e delaminação do betão”. Para além disso, a empreitada tem o objetivo de proteger preventivamente as superfícies de betão da ponte, substituir as juntas de dilatação e colocar guardas de segurança.

Relativamente a constrangimentos na circulação, a IP esclareceu ao JPN que vai ocorrer a “restrição pontual do número de vias de circulação no eixo da A1, bem como nos ramos sob a ponte nos nós do Campo Alegre e da Afurada”. O trânsito de peões também vai ser limitado durante a execução de alguns trabalhos.

Segundo a IP, os condicionamentos no tráfego devem ocorrer aos fins de semana, “das 22h00 de sexta-feira às 05h00 de segunda-feira”, durante os meses de julho e agosto, de modo minimizar os transtornos no trânsito. A IP vai, ainda, articular-se com as autarquias para a calendarização dos condicionamentos que resultam desta reabilitação.

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), circularam na Ponte da Arrábida cerca de 113 mil carros por dia, em 2023. A obra do engenheiro Edgar Cardoso foi inaugurada a 22 de junho de 1963 e foi classificada como Monumento Nacional em 2013. À data da inauguração, ficou conhecida como a ponte com o maior arco de betão armado do mundo, com 270 metros.

Editado por Inês Pinto Pereira

Artigo atualizado às 12h03 do dia 17 de abril de 2024 com os esclarecimentos prestados pela Infraestruturas de Portugal às questões colocadas pelo JPN.