O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou esta segunda-feira (18), durante a reunião de câmara, a interrupção do elétrico por causa das obras da futura Linha Rubi. “Não vamos aceitar qualquer que seja a consequência”, afirmou.

Há duas linhas da STCP que passam na Rua do Ouro: a Linha 1 e a Linha 18. Foto: JPN

Foi durante a reunião do executivo municipal desta segunda-feira (18) que a vereadora do PSD, Mariana Macedo, questionou Rui Moreira sobre o atraso nas obras da Linha Rosa da Metro do Porto, entre a Casa da Música e São Bento. Na resposta, o presidente da Câmara do Porto acabou por fazer referência a outro diferendo entre a autarquia e a empresa. O autarca adiantou que há uma semana foi “subitamente informado que a Metro do Porto não se conforma com a não interrupção da linha do elétrico, e, portanto, quer interromper” o serviço.

“Não vamos aceitar qualquer que seja a consequência. E não vamos aceitar por uma razão fácil: tive o cuidado de mandar fotografias durante a construção da Ponte da Arrábida”, afirmou o autarca aos vereadores, sugerindo que a Metro “altere o projeto” de forma a evitar a suspensão daquele serviço.

O autarca independente diz estar em causa a interrupção da linha do elétrico na marginal ribeirinha, mais precisamente na Rua do Ouro, para a construção de um dos pilares de suporte da nova ponte sobre o rio Douro, a ponte D. Antónia Ferreira, prevista no projeto. Há duas linhas de elétrico da STCP que passam na Rua do Ouro: a Linha 1 e a Linha 18. “Podiam ter colocado dez metros ao lado”, critica Rui Moreira.

O presidente da Câmara do Porto deixou claro que esta “não é uma embirração” do município, mas reforçou a sua oposição: “Não quero saber. Fizeram o projeto ignorando, mais uma vez, que estão a trabalhar numa cidade. Não vamos aceitar, qualquer que seja a consequência”.  Deixou ainda a observação: “A frente da obra tem de ser licenciada pela câmara”.

Rui Moreira disse ainda que esperava que a Comissão de Acompanhamento das Obras da Metro do Porto, criada pela Assembleia Municipal, cumpra com o seu papel e verifique a questão.

A equipa, criada a 23 de janeiro, tem como o objetivo acompanhar os investimentos da responsabilidade da Metro do Porto e da Infraestruturas de Portugal (IP) com impacto na cidade e reúnem pela primeira vez esta segunda-feira.

Relativamente ao atraso nas obras da Linha Rosa, o autarca diz contar com “mais de dois anos de atraso” e adianta que o município “não tem previsão objetiva do fim das obras”.

“Batatinha” e Estrela Novais foram homenageados no início da reunião

A reunião pública desta segunda-feira começou com votos de pesar pelo falecimento de José Alves Leocádio, mais conhecido por “Senhor da Batatinha”, e de Estrela Novais, atriz nascida no Porto e com grande influência na história do teatro portuense.

Em forma de homenagem, o executivo aprovou um minuto de silêncio antes de começarem a ordem de trabalhos.

Editado por Filipa Silva