Novo espaço de estudo ficará instalado sobre a futura estação do Campo Alegre da Linha Rubi do Metro do Porto e deverá estar pronto em 2026. Construção não deverá ter custos para a instituição.

Maquete do futuro e-Learning Café da UP. Imagem: D.R.

Em 2026, um novo espaço de estudo e de trabalho deverá estar disponível para os estudantes da Universidade do Porto (UP). Com 800 metros quadrados e capacidade para uma centena de utilizadores em simultâneo, o terceiro e-Learning café da instituição ficará localizado na futura estação do Campo Alegre da Linha Rubi do Metro do Porto.

A criação deste espaço surge da cedência da UP à Metro do Porto de parte de um terreno, sobre o qual será construída a nova Linha Rubi (H), que vai ligar a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, passando pelo polo universitário do Campo Alegre – onde estão as faculdades de Arquitetura, Ciências, Ciências da Nutrição e Letras -, a Arrábida e as Devesas.

Durante o processo de negociação do terreno surgiu a oportunidade de aproveitar o espaço à superfície da futura estação para “construir um novo equipamento da universidade”, de modo a “servir quem vai utilizar mais a linha de metro, que são os estudantes da UP”, explicou, ao JPN, Raúl Santos, diretor do Gabinete de Comunicação e Imagem da instituição. A Universidade do Porto “não terá qualquer custo com a construção, apenas com o equipamento” do futuro café, acrescentou a mesma fonte.

Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker de 2011, foi o arquiteto escolhido para projetar a obra. Uma “mais-valia”, refere Raúl Santos, considerando não só o portfólio do arquiteto, mas também a sua ligação à arquitetura e paisagismo do metro do Porto – Souto Moura foi o arquitecto chefe da primeira fase da rede e é também responsável, a par de Siza Vieira, pelas estações da Linha Rosa.

Nos e-Learning cafés, há salas equipadas para o trabalho individual ou em grupo, tal como acesso a computadores portáveis e a um serviço de internet de alta velocidade, através da rede wireless da Universidade (eduRoam). Para além disso, o espaço oferece ainda áreas de lazer e de espaços para aquecer refeições ligeiras.

A U.Porto já conta com dois e-Learning cafés – um no complexo de residências do Pólo Universitário da Asprela, inaugurado em 2008, e outro no Jardim Botânico, desde 2015.

Segundo Raúl Santos, estes espaços têm “uma grande adesão por parte dos estudantes”, fundamentalmente, pelos “horários de funcionamento mais alargados” em que operam.

A criação deste novo espaço de estudo foi anunciada pelo Reitor da UP, António de Sousa Pereira, na cerimónia do Dia da Universidade 2023, assinalado no a 22 de março. Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, voltou ao tema a 11 de maio no lançamento do concurso público internacional para a construção da Linha Rubi. O responsável disse na ocasião que o objetivo do espaço passa por “criar um polo de interligação” entre as faculdades do polo 3 da UP, instituições que foram críticas do plano da nova linha.

Artigo editado por Filipa Silva