Governo estimava um custo de 299 milhões para a nova ligação de metro entre Porto e Vila Nova de Gaia, mas já admite que será necessário subir orçamento. Concurso público, previsto para o dia 17 de março, deve ser adiado. Prazos para a conclusão da obra também devem derrapar.

Carruagem do metro sobre a Ponte Dom Luís, no Porto

Linha Rubi, do Metro do Porto, deverá estar pronta em 2026. Foto: Barcex/Wikimedia

A Linha Rubi do Metro do Porto, que ligará a estação da Casa da Música a Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, custará mais do que o previsto. O secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, disse ao JN que o valor “terá de ser revisto em alta” devido à conjuntura internacional.

Dada a incerteza em relação aos valores da construção, o concurso público para definição das obras, previsto para 17 de março, deve ser adiado. A perspetiva, porém, é que seja lançado ainda este mês. 

Ao JPN, a Metro do Porto confirma que “as peças” do concurso público “estão a ser ultimadas” e que o mesmo será lançado “em breve”.

Jorge Delgado disse ao JN que espera que o concurso tenha um prazo “um pouco mais curto” do que é habitual, e que, com isso, as obras da Linha Rubi possam arrancar entre setembro e outubro deste ano

O secretário de Estado informou ainda que a expectativa do governo é que a linha entre em operação no primeiro semestre de 2026. O plano inicial era que a nova ligação estivesse ativa já nos primeiros meses desse ano.

[Artigo atualizado a 13 de março, às 12h25m. Foram acrescentadas declarações escritas enviadas ao JPN pela Metro do Porto.]

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro