Este ano, o North Festival vai trocar a Alfândega do Porto, onde habitualmente se realizava, pelo Parque de Serralves. Apesar de o cartaz do palco principal estar fechado, os nomes do palco "Sunset" ainda vão ser anunciados.

O cartaz do palco principal da edição deste ano do North Festival já está fechado. Foto: Margarida Meneses/JPN

A um mês do arranque do North Festival, a organização do festival refere que as expectativas são “máximas” e que o novo recinto – instalado no parque de Serralves – já é uma aposta “ganha”. O festival realiza-se entre 24 e 26 de maio.

O festival de música, que até aqui se realizava na Alfândega do Porto, vai ter lugar no Prado do Parque de Serralves. Jorge Veloso, que faz parte da organização, acredita que a mudança para o novo recinto é uma “aposta acertada” e “ganha”, já que “mais que duplica a lotação“. 

Só no ano passado, mais de 50 mil pessoas passaram pela Alfândega do Porto. Tendo em conta que atingiram a lotação máxima nos três dias da edição passada, Serralves surgiu como uma alternativa “premium” para dar ao festival “um local maior e com melhores condições para os festivaleiros”.

A entrada para o recinto vai ficar situada na rua de Bartolomeu Velho. Pela área, estão distribuídos o palco principal, o palco secundário (“Sunset”), a régie, a área VIP e as casas de banho. Ao lado dos estábulos, fica a área da alimentação.

Recinto North Festival

Mapa do recinto Foto: North Festival

Este ano, o North Festival traz um cartaz repleto de “bandas fortíssimas que movem multidões” e, por isso, as expectativas são “máximas”, segundo Jorge Veloso. Apesar de o cartaz do palco principal já estar fechado, o palco “Sunset” ainda espera por confirmações, que vão ser reveladas em breve, possivelmente, em conferência de imprensa, adiantou Jorge Veloso.

O nome de Alejandro Sanz, anunciado há cerca de um mês, fechou o cartaz do palco principal. O cantor espanhol é uma das figuras mais influentes da música latina e vai subir ao palco, como cabeça-de-cartaz, no dia de abertura, a 24 de maio. Com uma carreira que já conta com várias décadas, é conhecido por êxitos como “No Tengo Nada” e “Corazón Partío”.

Myke Towers, rapper porto-riquenho, Maria Becerra, cantora argentina, Iñigo Quintero, cantor espanhol conhecido pelo êxito “Si No Estás”, e Nininho Vaz Maia, cantor de flamenco português, também vão atuar no mesmo dia.

No dia seguinte, vai receber a banda inglesa de rock alternativo Keane, que conta com êxitos como “Somewhere Only We Know”, a música mais popular do grupo lançada em 2004; Tom Odell, cantor inglês, autor de “Another Love”; Birdy, cantora inglesa; The Reytons e Plaza.

Wiu foi uma das últimas confirmações do evento. O cantor e rapper brasileiro, conhecido pelos temas “Felina”, “Horas Iguais”, “Coração de Gelo” e pelo álbum “Manual Como Amar Errado”, atua no último dia, a 26 de maio. No mesmo dia, sobem ao palco Nelly Furtado, Claudia Leitte, Bell Marques e o Grupo Menos É Mais.

Os bilhetes estão à venda, com o bilhete diário a custar 55 euros, o passe geral 120 euros e o bilhete VIP 150 euros.

Editado por Inês Pinto Pereira