Dia 24 de março, tomam posse os novos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto. O JPN esteve à conversa com dois dos eleitos. Internacionalização e transparência dos órgãos de gestão da instituição estão entre as principais preocupações. Aumentar de quatro para seis o número dos estudantes que fazem parte do Conselho é outro dos desígnios.

Vista parcial da fachada do edifício da Reitoria da Universidade do Porto

Fachada do edifício da reitoria da Universidade do Porto. Foto: Miguel Marques Ribeiro

Em fevereiro foram eleitos os novos representantes dos estudantes para o Conselho Geral da Universidade do Porto (CGUP).  A lista A venceu com quase 70% dos votos. Andreia Fonseca, que concorreu na 3.ª posição, espera que as propostas ganhadoras beneficiem a comunidade estudantil. “Queremos incentivar a internacionalização e aumentar a representação estudantil”, diz a estudante.

Sobre este último tema, a aluna de mestrado na Faculdade de Ciências (FCUP) refere que existe o objetivo de aumentar o número de estudantes no CGUP para seis. Essa mudança deve começar a ser trabalhada agora. “Não somos apenas a geração do futuro, somos a geração do presente. Começamos a moldar o futuro hoje”, apontou a conselheira.

Os quatro representantes eleitos pertencem a quatro faculdades diferentes, mas Andreia Fonseca garantiu que irá defender toda a classe estudantil. “Claro que é muito mais fácil perceber quais são os problemas da minha faculdade, mas teremos que fazer esse trabalho para conseguir dar resposta a todos e àquilo com que nos comprometemos”, afirmou Andreia.

Carlos Alves, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia e também eleito para o Conselho pela lista A, afirmou que a preocupação com os alunos da UP foi o principal fator que o motivou a concorrer. “Queremos ouvir os estudantes, entender quais são os problemas que enfrentam e levar as suas questões ao Conselho Geral”, declarou ao JPN.

O novo conselheiro referiu que os estudantes podem esperar da parte dos eleitos da lista A aquilo que foi apresentado no Manifesto Eleitoral durante a campanha – que estarão presentes para a comunidade e não fugirão aos problemas. “Assumiremos este desafio conforme nos comprometemos durante a campanha. Faremos sempre dos problemas soluções construtivas”, referiu Carlos Alves.

Novos conselheiros tomam posse dia 24 de março

Margarida Albuquerque (que encabeçou a lista A) e Constança Martins (membro da lista C) são os restantes membros escolhidos para integrar o CGUP. No processo eleitoral participaram 2135 votantes. A lista A teve 1.453 votos, seguida pela lista C com 404 e a B com 240. Embora as candidaturas sejam em lista, a votação é nominal. Na lista A, Margarida Albuquerque teve 755 votos, Andreia Fonseca teve 348 e Carlos Alves recebeu 176. Constança Martins, que representa a lista C, obteve 239 votações.

O Conselho Geral da Universidade do Porto é um dos órgãos máximos da instituição. É composto por doze docentes ou investigadores, quatro estudantes e um colaborador não docente. Além disso, seis personalidades externas à UP integram o Conselho.

A eleição do Reitor ou a definição de orientações da instituição nas áreas financeira, científica, pedagógica e patrimonial são algumas das principais competências do Conselho Geral. A tomada de posse dos novos membros terá lugar na próxima reunião do CGUP, agendada para dia 24 de março.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro