Os nomes e as fotografias dos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto não estão atualizados, na página web da instituição, desde a tomada de posse dos novos membros em março de 2023.

Reitoria da Universidade do Porto

O Conselho Geral é um dos órgãos de gestão da Universidade do Porto. Foto: Beatriz Castro

No último sábado, 23 de março, cumpriu-se um ano sobre a tomada de posse de Andreia Fonseca (FCUP), Carlos Alves (FEUP), Constança Martins (FBAUP) e Margarida Albuquerque (FMUP) como representantes dos estudantes do Conselho Geral da Universidade do Porto para o biénio 2023-2025. No entanto, não são estes os nomes que aparecem na página web da Universidade do Porto dedicada a este órgão.

Duarte Graça, estudante de mestrado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, alertou o JPN para o facto e justifica porquê: “Tento acompanhar regularmente o que acontece ao nível dos órgãos da faculdade. Por isso, fui ao website da Universidade do Porto e verifiquei, em agosto do ano passado, que continuava sem estar atualizada a lista dos representantes dos estudantes, cinco meses depois da tomada de posse”, afirmou ao JPN o universitário.

Duarte Graça diz que contactou o Serviço de Comunicação e Imagem da Reitoria da Universidade do Porto, assim como o presidente do Conselho Geral, em setembro de 2023 e em março deste ano. Nas duas ocasiões, recebeu uma resposta a agradecer o alerta e a confirmar que o problema seria resolvido, sem mencionar a razão por trás da falta de atualização.

“Voltei a contactar o serviço de comunicação e imagem e o presidente do conselho geral [em março] para registrar a minha incompreensão sobre como é que não se faz uma atualização tão simples, de quatro nomes e quatro fotografias, numa página da universidade que é regularmente atualizada com outro tipo de informações”, explica. Mas não teve sucesso.

O estudante da FCUP diz ainda que este tipo de faltas torna “muito difícil” dizer que a universidade “encoraja os estudantes a participar”

“Sem este dever de garantir que nas páginas da universidade está a informação precisa e atualizada, torna-se difícil que eu diga aos meus colegas que faz todo o sentido acompanharem e estarem atentos a estas questões porque são importantes. Os órgãos [da universidade] acabam por dar o exemplo. Falo com o pessoal sobre a representação que temos nos órgãos e grande parte das pessoas responde, mesmo as que já estudam há anos, que nem sequer sabiam que tinham representação”, refere.

O JPN tentou contactar os representantes dos estudantes do Conselho Geral, mas não obteve resposta. Contactou também o Serviço de Comunicação e Imagem da Universidade do Porto que remeteu a responsabilidade da atualização da página para o Conselho Geral.

O Conselho Geral da Universidade do Porto é um dos órgãos máximos de governo da instituição. Entre as suas competências está a eleição do reitor e a orientação da universidade no âmbito científico, pedagógico, financeiro e patrimonial. É formado por 12 docentes, quatro estudantes, um colaborador não docente e seis pessoas externas à Universidade. Com exceção dos representantes dos estudantes, todos os outros membros que constam da página estão atualizados.

Editado por Filipa Silva