A tomada de posse do reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, ocorreu esta quarta-feira (22) às 11h00, na Reitoria da Universidade do Porto.

António Sousa Pereira é o 20º Reitor da história da Universidade do Porto.

Sousa Pereira vai cumprir o segundo mandato na Reitoria da UP. Foto: Filipa Silva

Os novos “investimentos e projetos” para o próximo quadriénio dominaram o discurso do reitor da Universidade do Porto (UP), António de Sousa Pereira, que tomou posse na manhã desta quarta-feira para o mandato de 2022-2026.

O responsável máximo pela UP apresentou um “plano de investimento de 100 milhões de euros”. O plano visa a “construção de equipamentos de raiz para investimento científico, inovação tecnológica, para alojamento, estudo e lazer, para a prática desportiva e a fruição cultural e artística”.

Entre estas propostas, o reitor referiu a requalificação da Faculdade de Medicina, edifício partilhado com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Além disso, a amplificação das faculdades de Engenharia e de Direito correspondem a uma das pretensões para o mandato que agora se inicia. Também a Faculdade de Desporto e a Faculdade de Belas Artes sofrerão alterações. O edifício Abel Salazar será alvo de uma reabilitação.

Relativamente ao alojamento, António de Sousa Pereira promete a construção de quatro novas residências da Universidade, metade destas resultantes da parceria com a Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estas residências localizam-se no Monte Pedral e no Morro da Sé (cada um com cerca de 200 camas previstas) o que proporcionará “quase duplicar a oferta de camas da universidade”.

A importância conferida à investigação e tecnologia por parte da instituição, enquadrada nos projetos de I&D, resultará na criação de um novo campus, localizado na antiga refinaria da Galp em Matosinhos, “focado na transição digital e nas energias verdes”. O objetivo passa pela “adoção de desenvolvimento mais inteligente, sustentável e inclusivo em Portugal”, de acordo com o reitor. A construção desta infraestrutura não se encontra incluída nos 100 milhões de investimento necessários. Já no concelho da Maia, António de Sousa Pereira anuncia a edificação do Centro de Investigação para a Saúde Humana e Animal.

No âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o reitor da Universidade do Porto reforça a existência de três novas licenciaturas: Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada. A utilização do PRR permite a satisfação de novas necessidades de trabalho e o surgimento de novas estratégias. A partir do novo quadro comunitário “podemos alavancar projetos de ensino, investigação e de melhoria estrutural e ambiental”, afirma o reitor.

António de Sousa Pereira assegurou ainda que, nestes próximos anos, será levada a cabo a reorganização e reestruturação do Serviço de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP).

No discurso que durou cerca de 30 minutos, o reitor aproveitou, ainda, para criticar o Governo em matéria de transferências do Orçamento do Estado: “O financiamento disponível para o ensino superior encontra-se 20% abaixo do valor de 2009”, exemplificou. Segundo António de Sousa Pereira, este facto resulta na diminuição da competitividade no acesso a fundos europeus, considerando fundamental a atualização dos níveis de financiamento para modernizar a Universidade do Porto.

O responsável acusou o Governo de incumprimento nos contratos de programa assinados com as instituições de Ensino Superior: “O regime fundacional veio reforçar a autonomia financeira das instituições, mas revelou-se um presente envenenado. O financiamento previsto nos contratos de programa nunca foi cumprido e as dotações orçamentais cobrem, hoje, cerca de 80% das despesas com pessoal da Universidade”, afirmou.

“Asfixiantes níveis de burocracia”

Os procedimentos burocráticos foram, também, duramente criticados pelo reitor que os definiu como “asfixiantes níveis de burocracia da administração, situação que se torna mais grave num contexto de competitividade internacional”, chamando a atenção para a emergência da sua revisão. Da mesma forma, referiu a preocupação pela “desmotivação e envelhecimento do corpo docente do ensino superior” como um aspeto que deve ser alterado, promovendo o rejuvenescimento dos quadros de pessoal atendendo aos interesses e vontades dos professores, investigadores e funcionários, através de um “quadro de cooperação alargado e transparente”.

O presidente do Conselho Geral da UP, Fernando Freire de Sousa e o presidente do Conselho de Curadores, Luís Braga da Cruz, também discursaram, no início da cerimónia.

A sessão decorreu no Salão Nobre da Reitoria, contando com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, bem como a participação dos representantes do Ensino Superior e da comunidade académica do Porto.

Além da tomada de posse do reitor, também a equipa reitoral foi apresentada. Pela primeira vez na história da instituição, a equipa conta com a presença do mesmo número de homens e mulheres. Os 11 elementos são constituídos por sete vice-reitores e quatro pró-reitores.

Os vice-reitores José Castro Lopes (Formação, Organização Académica, Saúde e Bem-Estar); Fátima Vieira (Cultura e Museus) e Pedro Rodrigues (Investigação e Inovação) mantém o seu lugar. Pedro Alves Costa (Património Edificado e Sustentabilidade); Maria Joana de Carvalho (Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto) e Joana Resende (Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico) transitam de pró-reitores para  o lugar de vice-reitores, já os restantes elementos ocupam, pela primeira vez, o respetivo cargo na Reitoria: Ana Camanho (Transformação Digital e Gestão da Informação). A lista de pró-reitores conta com a presença de Sónia Valente Rodrigues (Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa); Olívia Pestana ( Infraestruturas Culturais e Alumni); Pedro Brandão (Infraestruturas Tecnológicas e Sistemas de Informação) e Mário Jorge Pimentel (Gestão e Manutenção do Edificado).

António de Sousa Pereira foi reeleito reitor da Universidade do Porto a 6 de maio, na primeira volta, contando com os votos de 13 dos 23 membros do Conselho Geral.

Artigo editado por Filipa Silva