A sessão comemorativa vai contar com as intervenções do Reitor da U.Porto, do secretário de Estado do Ensino Superior, do presidente do Conselho Geral da U.Porto, do presidente da FAP e do representante dos trabalhadores da U.Porto. O escritor e antigo professor da universidade Richard Zimler é o orador convidado.

A Universidade do Porto foi formalmente constituída em 1911. Foto: Gabriella Garrido

A Universidade do Porto (UP) comemora esta sexta-feira (22) de manhã o seu 113.º aniversário com uma Sessão Solene do Dia da Universidade, que se vai realizar no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto. A sessão começa às 10h00 com um Cortejo Académico, no qual vão participar professores douturados, e termina às 13h00. O evento vai ser transmitido em direto no canal de YouTube da U.Porto.

As intervenções de abertura vão ser feitas pelo presidente do Conselho Geral da U.Porto, Fernando Freire de Sousa, pelo presidente da Federação Académica do Porto, Francisco Porto Fernandes, e pelo representante dos trabalhadores da U.Porto, Hugo Pinto de Abreu. O orador convidado deste ano é Richard Zimler, escritor e antigo professor da universidade.

Durante a sessão comemorativa, vão ser entregues quatro prémios: o Prémio Incentivo, destinado a estudantes com as melhores médias do primeiro ano, o Prémio Cidadania Ativa, para estudantes que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania, o Prémio Prática Pedagógica Inovadora, que vai ser entregue aos estudantes que contribuíram para a melhoria dos modelos educativos da universidade, e o Prémio Excelência na Investigação Científica, destinado a investigadores ou docentes da universidade que se distinguiram pelo seu percurso científico. No evento, vão ser também proclamados os novos professores eméritos.

As intervenções de encerramento vão ser feitas pelo Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, que vai falar sobre as atividades realizadas na universidade no último ano e sobre os próximos projetos da instituição, e pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira

Dois dias antes, vai realizar-se uma Corrida e Caminhada pelo Centro Histórico da U.Porto às 18h30. A inscrição na corrida, promovida pelo Centro de Desporto da Universidade, tem um custo de três euros, valor que reverterá a favor da Associação Mundo a Sorrir.

A Universidade do Porto foi formalmente constituída em 1911. Atualmente, é constituída por 14 faculdades, 48 unidades de investigação, uma Business School, 2.500 docentes e investigadores e mais de 30 mil estudantes.

Editado por Inês Pinto Pereira