A iniciativa surge após o encerramento do parque de estacionamento perto da casa cor-de-rosa, por causa das obras da Linha Rubi da Metro do Porto. A informação foi adiantada pela diretora da FLUP ao JPN.

Estacionamento do Campo Alegre

Parque de estacionamento junto à casa cor de rosa foi fechado esta semana. Foto: Marta Magalhães/JPN

A Reitoria da Universidade do Porto (UP) em conjunto com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) vão criar um parque de estacionamento alternativo no terreno junto a uma das residências do Campo Alegre. A informação foi avançada pela diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Paula Pinto Costa, ao JPN.

A iniciativa surge na sequência do encerramento anunciado de dois parques de estacionamento que serviam os estudantes da FLUP e da FAUP: o parque de terra batida junto à casa cor-de-rosa e o parque de estacionamento da FAUP. O fecho destes parques foi anunciado em fevereiro pela FAUP e decorre do arranque das obras da Linha Rubi da Metro do Porto. Os dois parques de estacionamento do Campo Alegre, em conjunto, albergavam mais de 300 carros.

Contactada pelo JPN, a diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Paula Pinto Costa afirma que “a Reitoria da UP, em articulação com a FLUP e a FAUP, estão a tomar as devidas medidas para criar um parque de estacionamento alternativo”.

A diretora da FLUP explicou ainda que “há um terreno junto à residência universitária com entrada pela Rua D. Pedro V que será preparado para efeitos de estacionamento por parte da FLUP e da FAUP.”

As alternativas encontradas pelos estudantes

O parque de estacionamento junto à casa cor-de-rosa foi vedado esta semana e os estudantes, funcionários e docentes que utilizavam o estacionamento têm de procurar alternativas para deixarem os veículos. As opções passam pela utilização dos estacionamentos pagos, mas também das bermas e passeios ou ainda pela utilização de outros meios de transportes.

Afonso Guedes, trabalhador estudante, diz que o encerramento do parque lhe traz “algum transtorno”, por ter horários um “bocadinho complicados”. Comenta que começará a usar o parque pago da faculdade, o que lhe vai “encarecer mais o orçamento”.

Na mesma linha, Filipe Monteiro, estudante da FLUP, referiu em declarações ao JPN que, desde o encerramento do parque, tem estacionado no parque do Planetário, apesar de ter “mais a despesa do estacionamento” e de ficar a uma maior distância da faculdade. O estudante confessa que estaciona lá por não estar informado sobre o preço do estacionamento no interior da FLUP.

Já o aluno de Filosofia, Diogo Sousa, começou a usar o estacionamento que se encontra nas traseiras da Biblioteca da FLUP, depois de ter sido encerrado, na terça-feira, o parque da casa cor-de-rosa. O aluno diz que prefere estacionar no desacampado por trás da biblioteca por ser gratuito e mais perto do que outros estacionamentos: “tendo aqui este sítio para estacionar prefiro estacionar aqui, do que ter de pagar”, afirmou.

Elisabete Silva, estudante da FLUP, que estacionava também no parque junto à casa cor-de-rosa, atualmente estaciona dentro da Faculdade de Letras e acredita que o encerramento tem “um impacto muito grande para a maioria das pessoas que lá colocavam o carro”.

O encerramento do parque de estacionamento da FAUP, que estava, inicialmente, previsto para 4 de março, ainda não aconteceu.

O JPN sabe que a Federação Académica do Porto (FAP) tem pedida uma reunião, ainda sem data prevista, com a Metro do Porto sobre este assunto.

Editado por Filipa Silva