Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada são as novas opções para os estudantes já confirmadas pela A3ES. As formações terão o apoio do programa “Impulso Jovem STEAM”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A nova licenciatura em Literatura e Estudos Interartes vai funcionar na FLUP. Foto: Gabriella Garrido

A Universidade do Porto vai ter três novas licenciaturas no Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior para o ano letivo 2022/2023: Desenho (Faculdade de Belas Artes), Literatura e Estudos Interartes (Faculdade de Letras) e Matemática Aplicada (Faculdade de Ciências), confirmou fonte oficial da instituição ao JPN.

As formações juntam-se ao lote de 52 cursos de licenciatura (46) e mestrado integrado (8) que a instituição abriu no último CNA – num total de 4.406 vagas.

Dois outros cursos de licenciatura estão ainda à espera de aprovação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Saúde Digital e Medicina de Translação, proposta pela Faculdade de Medicina, e Bioinformática, proposta pela Faculdade de Ciências.

Os três cursos já confirmados, apesar de ministrados pelas faculdades respetivas, irão resultar de protocolos multidisciplinares entre várias instituições de ensino, numa lógica de complementaridade. O número de vagas associadas às novas licenciaturas ainda não está definido.

As formações agora aprovadas pela A3ES receberão financiamento através do programa “Impulso Jovem STEAM”, que resulta de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa aumentar o número de formados nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O Governo tem como objetivo aumentar em 10% os licenciados nestes domínios, ao longo dos próximos cinco anos.

Nesse sentido, também outros cursos já existentes, abrangidos pela iniciativa, deverão ter um aumento ao nível das vagas. O despacho de fixação de vagas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é habitualmente divulgado nos meses de junho ou julho.

Com a abertura de novos cursos é expectável novo aumento do número de vagas – no concurso do ano passado foram abertas 56.043 vagas, mais 3.080 do que as inicialmente previstas -, não sendo ainda claro se esse aumento não conduzirá a um aprofundamento das assimetrias de oferta existentes entre as universidades e institutos politécnicos do litoral e de zonas mais despovoadas, assimetrias que o Governo tem tentado combater.

A divulgação dos resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior está marcada para 12 de setembro. Dependendo do curso em causa, os estudantes poderão ter também uma segunda ou até terceira oportunidade para ingressarem na licenciatura que desejem. Os resultados da primeira fase de colocações serão conhecidos em 30 de setembro.

Artigo editado por Filipa Silva