A Federação Académica do Porto vai realizar, no dia 8 de março, uma iniciativa que pretende alertar para a desigualdade de género que existe no Ensino Superior. A atividade vai acontecer durante os Campeonatos Académicos do Porto de Futsal feminino e masculino.

Os jogos começam às 14h00 horas, no Centro Desportivo do Instituto Politécnico do Porto Foto: DR

A Federação Académica do Porto (FAP) vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com uma iniciava, na qual pretende alertar para a desigualdade de género que existe no desporto e no Ensino Superior e para a necessidade de implementar medidas para eliminar as disparidades de género. A atividade vai acontecer no Centro Desportivo do Instituto Politécnico do Porto, durante os Campeonatos Académicos do Porto de Futsal feminino e masculino.

Com o objetivo de destacar as barreiras que persistem, encorajar a discussão mais ampla e despertar para a mudança de paradigma, a ação consiste, de acordo com a FAP, “na entrega de camisolas a todos os atletas, contendo estatísticas reveladoras das disparidades existentes entre homens e mulheres, no âmbito do Ensino Superior, incluindo as diferenças salariais”. Para além disso, os dados apresentados advertem para as desigualdades evidentes aquando do acesso a cargos nas instituições de Ensino Superior. Tendo isso em consideração, a FAP aponta para a “necessidade urgente de implementar medidas equitativas”.

Os jogos iniciam-se às 14h00 horas, sendo que o primeiro vai ser disputado pela equipa de futsal masculino da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde do Porto (aeESS) e a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS). Seguem-se os jogos das equipas de futsal feminino entre aeESS e AEICBAS, às 14h50, e entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), às 15h40.

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai organizar, também no dia 8 de março, na biblioteca da FCUP, uma palestra intitulada “Mulheres e Tecnologia” onde a temática incide sobre  o papel das mulheres na tecnologia e ciência. A palestra conta com a participação de Carolina Leite da Silva (Deloitte), Mariana Henriques (Euronext) e Miriam Seoane Santos (As Raparigas do Código). Já a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai inaugurar a exposição “Mulheres sem começo nem fim”, que vai estar em exibição na biblioteca da FLUP entre os dias 8 e 12 de março.

Editado por Inês Pinto Pereira