A seleção portuguesa perdeu por 36-10 com a Geórgia, que se aproveitou da superioridade física para se impor no marcador. Já no ano passado, a equipa lusa tinha perdido com a seleção georgiana.

Portugal perdeu pelo segundo ano consecutivo a final do Europe Championship 2024. Foto: Pedro Pinheiro/Rugby Europe

A seleção portuguesa perdeu este domingo (17) com a Geórgia por 36-10 na final do Rugby Europe Championship 2024, em Paris. Os lusitanos tinham ganho à Espanha nas meias-finais. Esta foi a segunda final consecutiva dos lobos contra a Geórgia. Também no ano passado, a equipa portuguesa perdeu, nessa altura, por 38-11.

A expectativa para o jogo era grande. No último mundial, Portugal empatou com a Geórgia por 18-18, numa disputa que colocou os lobos no radar do râguebi mundial.

Em Paris, este domingo, o primeiro tempo foi de estudo por parte das equipas. Os lobos sofreram 12 pontos, e não foi por falta de empenho dos georgianos que não sofreram mais. Os portugueses não cederam muito espaço, mas foi o suficiente para Luka Matkava converter quatro penalidades. Hugo Camacho fez três pontos para os portugueses após converter uma penalidade aos 41 minutos. O jogo foi para o intervalo com 12-3 no marcador, a favor da Geórgia.

Na segunda parte, a Geórgia começou a impor-se mais. Após dez minutos do reinício do jogo, os georgianos já tinham feito mais 12 pontos, com destaque para os ensaios de Vano Karkadze e Akaki Tabutsadze. A partir de então, Portugal tentou ter mais domínio territorial, mas Mikheil Alania e Tabutsadze fizeram mais dois ensaios para confirmar a vantagem da Geórgia, que se sagrou campeã. Portugal ainda chegou aos 10 pontos com Hugo Aubry e Rodrigo Marta, mas não foi suficiente.

Esta foi a 16.ª conquista do Europe Championship por parte dos georgianos, a sétima consecutiva. O domínio georgiano na competição, que também é conhecida como Seis Nações B, traz de novo à discussão a eventual inclusão da seleção no emblemático Torneio das Seis Nações, que é privado. Ou, pelo menos, a possibilidade de acesso por meio de playoffs, que seria disputado contra a Itália, historicamente a seleção mais fraca do grupo principal.

Editado por Inês Pinto Pereira