A seleção lusa precisava apenas de um empate para se qualificar para os Jogos Olímpicos de Paris, mas acabou por não o conseguir, após a derrota com a Hungria e a Noruega.

A seleção portuguesa de andebol perdeu este domingo (17) o terceiro e último encontro do Grupo 3 do Torneio Pré-Olímpico de Apuramento para os Jogos Olímpicos com a Hungria por 30-27. Portugal precisava, no mínimo, de um empate para se qualificar para Paris2024.

A equipa comandada por Paulo Jorge Pereira perdeu o jogo inaugural do Grupo 3 com a Noruega, por 32-29 e venceu o segundo jogo frente à seleção da Tunísia, por 37-29. Portugal chegou à terceira ronda em segundo lugar, com os mesmos pontos que a Hungria, mas com uma vantagem nos golos marcados (66 golos contra 58 golos da Hungria).

Os portugueses não conseguiram garantir a sua presença em Paris, ao contrário do que aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, nos quais a seleção ficou em nono lugar. No caso da equipa húngara, esta é a nona vez que vai participar nos Jogos Olímpicos.

A Hungria inaugurou o marcador, mas o empate de Portugal, por Francisco Costa, viria logo a seguir. Aos 10 minutos de jogo, a seleção húngara já estava em vantagem com mais três golos do que a equipa lusa (7-4), o que levou Paulo Jorge Pereira a pedir o primeiro timeout para a equipa portuguesa. Após a pausa, Portugal reagiu e marcou três golos seguidos, reduzindo a desvantagem para apenas um golo.

Até ao intervalo, Portugal conseguiu chegar ao empate (15-15), aos 27 minutos. Além disso, a Hungria ficou com um jogador a menos nos dois minutos seguintes. A seleção portuguesa ficou pela primeira vez em vantagem a dois minutos do intervalo, mas a primeira parte terminou com um empate (16-16).

Na segunda parte, a seleção portuguesa aumentou a vantagem, chegando mesmo a liderar o jogo por dois golos (18-20). No entanto, a Hungria conseguiu recuperar e empatar o jogo ao minuto 46 (22-22). A Hungria assumiu o comando do marcador depois do minuto 55 e manteve-se à frente até ao final. Portugal marcou a um minuto do fim, mas o golo não foi suficiente para empatar com a seleção húngara.

Jogar a alto nível é isto, num ápice estamos nos Jogos Olímpicos, mas, passados cinco minutos, estamos fora. É a vida de desporto de alto rendimento, já me habituei e já aprendi a não ficar muito feliz nas vitórias, nem muito triste nas derrotas. Isto é movimento e é continuar”, disse o treinador português, em declarações registadas pela agência Lusa. A seleção portuguesa vai fazer uma pequena pausa antes de começar a preparar o playoff de acesso ao Campeonato do Mundo de 2025: “Preparar os jogos contra a Bósnia, para tentar tratar de conseguir a sétima qualificação seguida em grandes competições” é agora o objetivo, afirmou Paulo Jorge Pereira.

Ainda à Lusa, o jogador Luís Frade, que marcou cinco golos durante o encontro, disse estar “orgulhoso” do desempenho da equipa, apesar do resultado. “A sorte não nos sorriu. Fomos capazes de nos pôr por cima do jogo, que teve altos e baixos, depois eles foram melhores e o guarda-redes defendeu bolas fulcrais e não conseguimos concretizar“, concluiu.

Editado por Inês Pinto Pereira