Derrota contra a seleção norueguesa deixa a seleção lusa obrigada a vencer os próximos dois jogos para garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris. Portugal volta a jogar este sábado contra a Tunísia.

A seleção nacional de andebol perdeu esta quinta-feira (14) com a seleção da Noruega por 32-29, na primeira jornada do Grupo 3 do Torneio Pré-Olímpico de Apuramento para os Jogos Olímpicos. A equipa comandada por Paulo Jorge Pereira precisa de vencer os próximos dois encontros se quer marcar presença nas Olimpíadas de Paris.

Os portugueses inauguraram o marcador, mas logo a Noruega empatou. A partir desse momento, a equipa lusa nunca mais conseguiu estar em vantagem no marcador. Leonel Fernandes conseguiu marcar antes do fim da primeira parte, reduzindo a diferença de golos para cinco ao intervalo (18-13).

Já na segunda parte, a seleção comandada por Paulo Jorge Pereira entrou melhor no jogo. Alexandre Cavalcanti marcou o primeiro golo, seguido de dois da Noruega. Durante o encontro, a equipa portuguesa conseguiu em alguns momentos ficar a apenas dois golos do empate, mas acabou mesmo por não conseguir chegar à igualdade no jogo. Resultado final: 32-29 a favor dos noruegueses. O melhor marcador foi Luís Frade com oito golos, seguido de Martim Costa com seis e de Kiko Costa com cinco.

Normalmente, o nosso fado é sofrer até ao fim e é isso que vai acontecer novamente. Não nos podemos esquecer que jogámos contra uma das melhores equipas do mundo. Conseguimos fazer uma segunda parte excelente, modificámos o sistema e surpreendemo-los com isso. Lutámos muito mais do que tínhamos lutado na primeira parte, porque aí não conseguimos ter a intensidade que mostrámos na segunda parte. […] Não está nada perdido, apenas perdemos um jogo. Vamos preparar o jogo da Tunísia e lutar até ao fim”, afirmou.

Os portugueses têm de derrotar a seleção da Tunísia, no sábado (16), e da Hungria, no domingo (17), para assegurarem a sua presença nos Jogos Olímpicos de Paris, já que só as duas primeiras classificadas do grupo garantem a qualificação para as Olimpíadas.

Editado por Inês Pinto Pereira