A equipa lusa vai defrontar esta quinta-feira a Noruega, no sábado, a Tunísia e, no domingo, a Hungria. Para conseguir apurar-se para os Jogos Olímpicos de Paris, a seleção portuguesa tem de conseguir ficar nos dois primeiros lugares.

A seleção nacional de andebol vai defrontar esta quinta-feira (14) a Noruega na primeira jornada do Grupo 3 do Torneio Pré-Olímpico de Apuramento para os Jogos Olímpicos. Este torneio estende-se até domingo, 17 de março, na cidade de Tatabánya, na Hungria.

Depois deste jogo, a equipa nacional vai jogar com a Tunísia no sábado (16) e a Hungria no domingo (17). As duas primeiras classificadas do grupo garantem a qualificação para Paris2024.

O treinador Paulo Jorge Pereira convocou 18 jogadores, entre eles Diogo Rêma (FC Porto), Gustavo Capdeville (SL Benfica), Diogo Branquinho (FC Porto), Leonel Fernandes (FC Porto), António Areia (FC Porto), Pedro Portela (Sporting), Alexandre Cavalcanti (HBC Nantes, França), Gilberto Duarte (PAUC Handball, França), Gonçalo Vieira (Toulouse, França), Martim Costa (Sporting), Salvador Salvador (Sporting), Francisco Costa (Sporting), Joaquim Nazaré (Skjern, Dinamarca), Alexis Borges (Benfica), Luís Frade (FC Barcelona, Espanha), Fábio Silva (Avanca), Miguel Martins (Pick Szeged, Hungria) e o capitão Rui Silva (FC Porto).

Estão de volta ao rol de jogadores convocados o pivô Alexis Borges (SL Benfica) e o ponta Diogo Branquinho (FC Porto). Já o pivô Ricardo Brandão (FC Porto) e o ponta esquerda Pedro Oliveira (FC Porto) não foram convocados para esta competição.

O selecionador nacional referiu, de acordo com a página da Federação de Andebol de Portugal, que a convocatória para estes jogos é semelhante à do último Europeu. “Tendo em conta a excelente prestação que tivemos [no último Europeu], tinha todo o sentido mantê-la praticamente idêntica […] Vamos com este grupo preparar a luta das lutas, que começou em janeiro e para nós só acaba agora no dia 17 de março. Oxalá consigamos atingir mais um sonho”, afirmou.

A equipa portuguesa conseguiu apurar-se para o Torneio Pré-Olímpico de Apuramento para os Jogos Olímpicos, depois de ter terminado no sétimo lugar da 16.ª edição do Campeonato da Europa, que se realizou na Alemanha, em janeiro. No total, serão 12 seleções a competir no torneio pré-olímpico, distribuídas por três grupos, sendo que as duas melhores seleções de cada grupo, garantem um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris. A seleção lusa conseguiu qualificar-se pela primeira vez para umas olimpíadas em 2020, que se realizaram em Tóquio.

Os jogos da seleção nacional têm transmissão televisiva em direto na RTP 2.

Editado por Inês Pinto Pereira