Com a chegada do verão, o desporto não para e o JPN reuniu os principais eventos do calendário desportivo dos próximos meses. Fique a par do que poderá acompanhar desde o final de junho até ao início de setembro.

Nos separadores abaixo reunimos algumas das muitas provas que vai poder acompanhar este verão. Sabe de algum evento que gostava de ver na lista? Envie-nos, por favor, a sua sugestão para [email protected].

O Campeonato da Europa de Sub-20 vai ser disputado em Portugal, nomeadamente nas cidades de Matosinhos, Gondomar e Vila Nova de Gaia. A competição vai decorrer entre os dias 7 a 17 de julho. Portugal vai defrontar as seleções de Espanha, Polónia e Noruega na fase de grupos.

Este fim de semana (25 e 26 de junho) decorreram os Campeonatos de Portugal em Leiria. Em ano de Mundiais (Oregon’22) e de Europeus (Munique’22 – ver secção ‘Multidesportos’), a prova portuguesa revestiu-se de particular importância, envolvendo os principais atletas portugueses da atualidade. A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) explicou porquê: “para poderem aceder à seleção nacional para estas competições” é “fundamental e necessária a presença dos atletas” em Leiria.

Curiosamente (ou não), Lorene Bazolo (100 e 200 metros), Cátia Azevedo (400 metros), Marta Pen (1.500 metros), Auriol Dongmo (lançamento do peso) e Liliana Cá (lançamento do disco), atletas que já tinham alcançado mínimos de apuramento, venceram as respetivas provas, em Leiria.

Mas, como se disse, o ponto alto do ano em matéria de atletismo é o Campeonato do Mundo. A 18.ª edição do campeonato bienal realiza-se desta vez em Eugene, no Oregon, Estados Unidos da América, entre os dias 15 e 24 de julho. Conta nesta edição com a presença de 204 países e será seguramente uma excelente altura para acompanhar também o desempenho de atletas portugueses.

No basquetebol, um dos principais eventos da liga norte-americana teve lugar na madrugada de quinta-feira (de 23 para 24). O draft de 2022 da NBA é o momento no qual as equipas da NBA têm a oportunidade de recrutar jogadores elegíveis amadores, das ligas universitárias ou de ligas de fora dos EUA, para ingressarem na maior liga do mundo.

Já nos últimos dias do verão, vai decorrer o Campeonato da Europa de Basquetebol entre 1 e 18 de setembro e tem a organização partilhada pela República Checa, Geórgia, Itália e Alemanha.

Tour de France é um dos principais eventos desportivos deste verão do calendário ciclista. Le Tour de France (Facebook)

No ciclismo, o calendário internacional do mês de junho é dominado pelos campeonatos nacionais dos mais diversos países.

É o caso de Portugal, onde o verão abriu com os Campeonatos Nacionais de Estrada de contrarrelógio e de fundo, nas suas várias categorias. Os ciclistas saíram à estrada em Mogadouro, distrito de Bragança.

Daniela Campos (Bizkaia-Durango) fez a “dobradinha”, juntando a vitória da prova de fundo à do contrarrelógio. No masculino, foi Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) o melhor a correr contra o relógio, ao passo que João Almeida (UAE Emirates) foi o grande vencedor da prova de fundo, que decorreu no domingo.

De seguida, o Giro d’ Itália Feminino que começa na quinta-feira (30) e decorrerá até dia 10 de julho. A 33.ª edição da prova começa em Cagliari e termina em Pádua, a mesma atravessa cinco regiões de Itália: Sardenha, Emilia-Romagna, Lombardia, Trentino-Alto e Veneto.

A 1 de julho começa a mais aguardada prova velocipédica mundial: o Tour de France, que vai para a 109.ª edição. O sempre imperdível duelo Pogačar-Roglič prolonga-se (esperançosamente) até 24 de julho, dia da chegada do pelotão a Paris. No mesmo dia, começa a primeira versão feminina da Volta à França (que substitui a anterior La Course). Desta vez, o Tour feminino dura oito dias, terminando no dia 31, e com direito a transmissão televisiva. As provas serão transmitidas no canal Eurosport.

Por fim, destaque para a 83.ª Volta a Portugal que este ano é realizada de 4 a 15 de agosto e que terá transmissão, como é habitual, na RTP.

A Volta a Espanha e os Campeonatos do Mundo de Estrada ficam para setembro.

Fora dos relvados e pavilhões podemos contar com muita animação no verão do desporto motorizado. Na MotoGP, Miguel Oliveira vai continuar a brilhar nas pistas pelo mundo fora nos seus últimos tempos como piloto da KTM. O Campeonato do Mundo de Motociclismo vai parar em julho, mas regressa na Áustria no dia 21 de agosto e segue para San Marino (04 de setembro), Espanha (18 de setembro) e termina o mês de setembro no Japão (25 de setembro). A transmissão está assegurada pela Sport TV.

Sobre quatro rodas, os destaques vão para a Fórmula 1 e para a WRC.

Na Fórmula 1, Verstappen vai tentar defender o título mundial, mas a luta promete manter-se interessante até ao final. O campeonato vai passar pelo Reino Unido (entre 01 a 03 de julho), Áustria (08 a 10 de julho), França (22 a 24 julho), Hungria (29 a 31 de julho), Bélgica (26 a 28 de agosto), Holanda (02 a 04 de setembro), Itália (09 a 11 de setembro), Singapura (30 setembro a 02 de outubro). O campeonato tem transmissão na Sport TV

O Campeonato do Mundo de Ralis da FIA regressa no dia 14 de julho na Estónia e vai passar por vários países da Europa este verão: Finlândia (4 a 7 de agosto), Bélgica (18 a 21 de agosto) e Grécia (8 a 11 de setembro).

Também o desporto universitário vai ter lugar neste verão. A Universidade do Minho e a respetiva Associação Académica vão organizar o Campeonato Mundial Universitário de Futsal que se realizará entre os dias 18 e 24 de julho entre as cidades de Braga e Guimarães.

Este verão conta, também, com uma das grandes competições do panorama universitário europeu. Os Jogos Europeus Universitários vão decorrer entre 17 e 30 de julho na cidade de Łódź na Polónia e vai contar com os campeões nacionais universitários portugueses. A última edição aconteceu, curiosamente, em Coimbra em 2018.

Os campeonatos na Europa estão em pausa, mas o desporto-rei não vai parar no verão. A 12.ª edição do Campeonato da Europa Feminino vai ser realizado no Reino Unido dos dias 6 a 31 de julho. A maior competição europeia do futebol de seleções feminino vai reunir 16 seleções e as portuguesas vão marcar presença. É a segunda participação da Seleção Nacional que vai tentar melhorar o registo da última presença, na qual ficaram pela fase de grupos com apenas uma vitória.

As comandadas de Francisco Neto substituíram a seleção russa, que foi afastada devido à guerra na Ucrânia e vão defrontar os Países Baixos (atual detentor do título), a Suécia e a Suíça. A competição será transmitida pela RTP.

No futebol europeu de clubes, as competições europeias já recomeçaram. As fases de grupos começam só em outubro, mas até lá há muito futebol para ver nas qualificações para a Liga dos Campeões e para a Liga Conferência.

A primeira fase das qualificações da Champions League já arrancou, na terça-feira (21), num jogo entre as pouco mediáticas equipas da La Fiorita (San Marino) e Inter D’Escaldes (Andorra) e prolongam-se até ao final de agosto.

A equipa do Sport Lisboa e Benfica, terceira classificada do último campeonato nacional, entra ao serviço nos play-offs e o jogo deverá ter transmissão na Eleven Sports.

A Liga Conferência vai para a sua segunda edição e conta, este ano, com a participação do SC Braga, do Vitória SC e do Gil Vicente. Os braguistas já garantiram a presença na fase de grupos, enquanto que os vimaranenses e gilistas terão ainda de enfrentar a fase de qualificação. A equipa de Guimarães já sabe que enfrentará os húngaros da Puskás Akadémia FC no dia 21 de julho. Os barcelenses só entram no sorteio na próxima fase.

No futebol de clubes, mas fora do cenário europeu, o destaque vai para o Campeonato Brasileiro. No hemisfério sul o verão é só no final do ano, por isso, o futebol não para durante estes meses. Depois do sucesso de Jorge Jesus à frente do Flamengo, os treinadores portugueses têm brilhado e temos aí um motivo extra para assistir aos jogos do Brasileirão. Abel Ferreira (Palmeiras), Vítor Pereira (Corinthians) e Luís Castro (Botafogo) distribuem espetáculo por terras canarinhas e têm os jogos das respetivas equipas a serem transmitidos, em Portugal, pelo Canal 11.

No futsal podemos contar com duas grandes competições em território nacional. O Pavilhão Multiusos de Gondomar vai receber a fase final do Europeu Feminino de 1 a 3 de julho. Esta fase da competição conta com as seleções de Portugal, Hungria, Espanha e Ucrânia e decidirá a nova campeã europeia de futsal.

A outra prova é o Mundial Universitário da modalidade que vai ter lugar em Braga. Mais detalhes no separador do “Desporto Universitário”.

Depois de uma longa época, o campeonato português de Hóquei em Patins encerra já esta quarta-feira (dia 29) com jogo 5 da final entre o FC Porto e o SL Benfica. O grande clássico está marcado para as 20h00 no Dragão Arena e decidirá o sucessor do atual campeão Sporting CP.

Os jogos têm sido transmitidos pela Bolta TV.

A 19.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo começaram no último sábado, dia 25 de junho, e decorrerá até ao dia 6 de julho, em Oran, na Argélia. Estes jogos juntam milhares de atletas, de 26 países diferentes, dos quais 159 são portugueses. A ginasta Filipa Martins e o mesatenista João Monteiro, porta-estandartes, estreiam-se nestes jogos apesar de já terem participado nos Jogos Olímpicos. 

Além dos referidos, estarão também presentes outros atletas olímpicos como: Evelise Veiga, Cátia Azevedo, Verba Barbosa, Tsanko Arnaudov, Tiago Pereira, Lorene Bazolo, Liliana Cá, os atiradores Joana Castelão, Sara Antunes, João Costa, João Paulo Azevedo, os nadadores Ana Catarina Monteiro, Francisco Santos, Ana Rodrigues, Gabriel Lopes, Alexis Santos, Tamila Holub e o mesatenista Jieni Shao

Mais para a frente, em agosto, haverá outro evento multi-desportivo de peso. Foi criado com o objetivo de dar força ao desporto europeu concentrando numa mesma cidade a realização de campeonatos europeus de várias modalidades. Os Campeonatos Europeus decorreram pela primeira vez em Berlim, em 2018, e voltam a ser realizados este ano (é bienal, mas a edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia) desta feita em Munique, também na Alemanha.

Além dos Europeus de Atletismo, acontecem também provas de canoagem de velocidade, ciclismo, escalada, ginástica artística, remo, ténis, triatlo e voleibol de praia.

Decorrem de 11 a 21 de agosto e terão, seguramente, vários atletas portugueses envolvidos. No atletismo, por exemplo, Nelson Évora, no triplo salto, e Inês Henriques, nos 35km marcha, tiveram direito a wild cards por terem sido campeões europeus em Berlim 2018.

Iga Swiatek, tenista polaca de 21 anos e número um mundial. Foto: WTA/site oficial.

Nos courts mundiais, os próximos meses têm reservados alguns dos principais eventos do calendário anual. A começar já esta segunda-feira (dia 27), data em que arranca o Torneio de Wimbledon marcado, este ano, por algumas polémicas. O torneio mais antigo do mundo não vai permitir a participação dos atletas russos e bielorrussos e, por isso, vai deixar de fora, entre outros, o atual número um. À conta desta exclusão com base na nacionalidade dos atletas, a ATP e a WTP, que representam, respetivamente, os tenistas profissionais masculinos e femininos, não vão contabilizar para os seus rankings os pontos somados pelos atletas. O torneio conta com o português João Sousa no quadro principal e terá transmissão na Sport TV.

Nos Estados Unidos da América, contamos com a 142.ª edição do US Open dos dias 29 de agosto até 11 de setembro que apesar de condenar igualmente a invasão russa, não excluirá atletas russos da competição.

No voleibol feminino, vai decorrer, em Lund, na Suécia, a final da Volleyball European Silver League entre a seleção portuguesa e a seleção sueca no dia 02 de julho. Pelo caminho, já ficaram a Eslovénia, a Estónia e o Luxemburgo.

No voleibol masculino, vai acontecer, entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro, o Campeonato do Mundo. À semelhança de outras competições de outras modalidades, a organização desta competição também foi retirada à Rússia, devido à invasão à Ucrânia, e será realizada na Eslovénia e Polónia.

Artigo editado por Filipa Silva