A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a recrutar 400 voluntários para um estudo sobre a qualidade das escolhas alimentares dos portugueses.

A investigação, que recebeu o nome de “VeggieNutri”, está a ser desenvolvida pela FMUP e tem por objetivo analisar e avaliar os parâmetros nutricionais e metabólicos dos voluntários, assim como a qualidade da dieta tanto de vegetarianos como de não vegetarianos.

Os voluntários devem ter entre 18 e 64 anos e não devem apresentar qualquer doença crónica. Os regimes alimentares aceites são o vegetariano, vegan e omnívoro.

Os voluntários apenas terão de comparecer na FMUP uma vez, durante uma hora. De acordo com informação publicada no site da instituição, o processo inclui recolhas de amostra de sangue e urina, medição da pressão arterial e uma avaliação antropométrica para obtenção de dados, como o peso corporal e a massa gorda.

Elisa Keating, coordenadora do estudo e professora na FMUP, explica, também no site da instituição, que o estudo “oferece uma oportunidade única para caracterizar e comparar diferentes grupos populacionais agrupados por comportamento alimentar e fornecer novas evidências científicas que ajudarão a alcançar padrões alimentares mais saudáveis e sustentáveis em Portugal”.

As inscrições estão disponíveis online.

Artigo editado por Filipa Silva