O festival MEO Marés Vivas vai ter um novo recinto na edição deste ano. O espaço em causa é o antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia, com uma área cinco vezes maior do que o anterior local, na Antiga Seca do Bacalhau. Ao JPN, Jorge Lopes, CEO da PEV Entertainment, a organizadora do festival, ressalta que este ano a lotação sobe, tendo o espaço capacidade para receber entre 35 a 40 mil pessoas de 15 a 17 de julho.

O diretor do festival salientou a necessidade de “um espaço em que o público possa ter mais conforto”. O Marés Vivas começou por ser um festival para cerca de 15 mil pessoas, relembra, mas o aumento de capacidade até chegar a este novo espaço tem várias vantagens, segundo a organização: a proximidade à praia, uma maior disponibilidade de estacionamento, melhores acessos e melhores condições de segurança.

As várias áreas do recinto do Marés Vivas, no antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia. Foto: Marés Vivas

Os grandes destaques desta edição são os cabeças de cartaz do palco principal (Palco MEO). Neste palco, atuarão Bryan Adams, no dia 15, Maluma, no dia 16, e Anitta e Jessie J, no dia 17 de julho, entre vários outros nomes nos três dias. 

Ao todo, serão “cinco palcos espalhados por todo o recinto” do antigo Parque Campismo da Madalena. Jorge Lopes destaca, no entanto, a Roda de Samba, “que também é mais uma novidade para a experiência”. O novo palco contará com atuações da Orquestra Bamba Social e os espetáculos vão realizar-se ao fim da tarde e à noite, durante os três dias de festival.

Por sua vez, o palco RTP Comédia contará com nomes conhecidos da comédia portuguesa, como Mónica Vale Gato, João Dantas, Vitor Sarro, Adriano Moura, Guilherme Duarte ft Gandim ou Vitor Sá.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por MEO Marés Vivas (@meomaresvivas)

Há também um espaço dedicado a talentos portugueses emergentes: o palco MOCHE. No dia 15, este palco é de Lhast, Domingues e Dj Oder. Rita Laranjeira, Vitão e Smash by André Tentugal atuarão no dia 16. No último dia do festival, o espaço contará com a presença de Beatriz Rosário, Lon3r Johny e Dj Perez.

O diretor do festival afirma que, para esta edição do Marés Vivas, “o investimento cresceu muito: são quase 3 milhões de euros”, um valor que “subiu cerca de 25%” em relação à edição passada. Jorge Lopes revela ao JPN que “sem dúvida” Bryan Adams “é o artista com o valor mais elevado” entre os investimentos em cartaz, apesar de não revelar o valor.

Quando questionado se para o ano a localização vai alterar-se novamente, o CEO da Pev Entertainment afirma que estas mudanças advêm do facto de o festival ter “vindo a crescer de ano para ano” e acrescenta que vão testar este novo local para “ver se efetivamente funciona para as pessoas”. Prefere ainda sublinhar as vantagens de mudar a localização: “é sempre aliciante trabalhar um novo recinto. Sem dúvida que dá mais trabalho, mas é para isso que cá estamos”.

O objetivo da organização é que o MEO Marés Vivas “continue a crescer, e crescendo, todo esse prestígio e grandiosidade do Festival aumenta”.

Informações úteis sobre o Marés Vivas 2022

  • Horário de funcionamento do Recinto: 16h – 04h​;
  • São “totalmente proibidas as gravações e transmissões áudio e vídeo da totalidade ou parte do festival por qualquer meio, assim como o uso de máquinas fotográficas.”, segundo o festival;
  • Não é permitida a entrada de menores de 6 anos.​;
  • Neste momento, o único tipo de bilhete disponível (não esgotado) é o diário, que tem um custo de 45€. Pode adquiri-los nos locais habituais (Lojas MEO, MEO Blueticket, Lojas FNAC, Ticketline e Masqueticket.com).

Como chegar ao recinto do Marés Vivas?

É possível chegar ao antigo Parque de Campismo da Madalena de carro, comboio, autocarro e até metro, embora, para alguns destes meios de transporte, seja necessário o transbordo.

  • Carro – Vindo do Norte pela A1 sentido Lisboa, sair para Canidelo/ Devesas, na rotunda sair na 2.ª saída para Rua Nova do Fojo e rotunda seguinte sair na 1ª saída para Rua Quinta do Fojo, seguir em frente pela Av. Poeta Eugénio de Andrade. Vindo do Sul pela A1 sentido Porto, sair para Canidelo /Devesas, virar à direita para Rua Particular do Fojo e na rotunda seguir pela 2ª saída da Rua Nova do Fojo, na próxima rotunda sair na 2ª saída para Rua Quinta do Fojo, seguir em frente pela Av. Poeta Eugénio de Andrade.​​
  • Autocarro – Pode apanhar a linha 33 (4 Caminhos – Madalena – Oliveira do Douro) da companhia Espirito Santo e sair na paragem “Cerro” (horários disponíveis aqui) ou a linha 906 (Madalena​ – Trindade) da STCP na paragem “Cerro” (horário aqui).
  • Metro – A Estação de saída mais próxima é a Câmara de Gaia, na linha amarela (D). Depois, não existe metro até ao local do recinto, pelo que terá de usar outro tipo de transporte.
  • Comboio – A estação preferencial deverá ser a de Porto-Campanhã, pela qual passam todos os comboios alfa, intercidades, inter-regionais, regionais e urbanos do Porto. A partir de Porto- Camapanhã, é recomendável a utilização de outros transportes públicos.

Se utilizar transportes públicos, recomenda-se a compra de viagem de ida e volta, com vista a evitar filas e alguns inconvenientes.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha