Danill Medvedev e Alexander Zverev não vão participar no Grand Slam britânico. Organização decidiu banir atletas russos e bielorrussos de participar. Em resposta, ATP e WTP não vão contabilizar os pontos do torneio nos respetivos rankings mundiais. Djokovic e Nadal, no masculino, e Iga Swiatek, no feminino, apresentam-se como favoritos no masculino

Alexander Zverev e Danill Medvedev na Nitto ATP, torneiro disputado em Turim, Itália, em 2021. Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

A competição regressa, esta segunda-feira (27), aos relvados do All England Club com duas ausências de peso: é a primeira vez desde 1877 que os números um (Danill Medvedev) e dois (Alexander Zverev) mundiais não vão participar no torneio britânico do Grand Slam. E se Zverev falha a prova por razões físicas – está ainda a recuperar da lesão que sofreu no tornozelo em Rolland Garros -, já Medvedev foi impedido de participar por ser russo. Novak Djokovic e Rafael Nadal são assim os grandes favoritos para a vitória final em Wimbledon. A prova decorre até 10 de julho.

Em abril, a Law Tennis Association (LTA), organizadora do torneio, anunciou num comunicado que iria banir os tenistas russos e bielorussos de participarem este ano. Isto apesar de o presidente do Conselho de Administração do All England Club, Ian Hwitt, admitir que “é difícil para os jogadores afetados e é uma tristeza que eles sofram com as ações dos líderes do regime russo”

A reação das associações profissionais de tenistas masculinos (ATP) e femininos (WTA), bem como da Federação Internacional de Ténis não tardaram a chegar. Apesar de assumir publicamente solidariedade com a causa ucraniana, tanto a ATP como a WTP assumiram o seu desacordo com a posição da organização inglesa e, como tal, não vão contabilizar os pontos obtidos em Wimbledon para os respetivos rankings mundiais, como foi anunciado em maio pela ATP num comunicado

“A possibilidade dos jogadores de qualquer nacionalidade participarem nos torneios com base no mérito, e sem discriminação, é fundamental para o nosso circuito mundial”, considerou a ATP.

Apesar de os pontos não serem contabilizados no evento principal, o ATP 500 de Queen’s, o ATP 250 de Eastbourne e o ATP Challenger não vão sofrer quaisquer alterações. No entanto, os tenistas russos e bielorrussos estão impedidos de cantar o hino nacional ou apresentar-se com a sua bandeira, estando assim representados com uma bandeira branca.

ATP Ranking mundial de tenistas masculinos. Informação retirada do site oficial da ATP Tour.

Como se disse, o alemão Alexander Zverev não participará na competição por lesão. Na meia-final do Grand Slam de Roland Garros, no início do mês de junho, o tenista sofreu uma lesão grave no tornozelo e teve de abandonar o campo de muletas.

Quem vai marcar presença é o adversário de Zverev nessa meia-final, vencedor de mais um torneio francês este ano: Rafael Nadal. O maiorquino teve de esperar, mas acabou por confirmar que vai entrar em campo a 17 de junho. A dúvida pairava no ar uma vez que o tenista teve de fazer um tratamento ao pé após o Grand Slam francês. Na conferência de imprensa que deu em Maiorca, o tenista espanhol revelou que tenciona jogar. “Quero viajar para Londres segunda-feira e depois ver como me sinto. O plano é ir, fazer uma semana de treinos, jogar alguns jogos e preparar-me da melhor maneira que possa”. O anúncio veio com a confirmação de que está prestes a ser pai.

Entre os cabeça-de-série masculinos anunciados está também Novak Djokovic – vencedor do torneio no ano passado – Casper Ruud, Stefanos Tsitsipas e Carlos Alcaraz. Nas cabeças-de-série femininas, o público pode contar com a presença de Iga Swiatek, Annet Kontaveit e Ons Jabeur. A tenista polaca Iga Swiatek ganhou Roland Garros após 35 vitórias consecutivas, igualando a norte-americana Venus Williams como a tenista com o maior número de vitórias consecutivas do século XXI. Com apenas 21 anos, é a número um mundial.

Já a vencedora do ano passado, a australiana Ashleigh Barty, anunciou a sua retirada do ténis profissional aos 25 anos, em março, quando ocupava o número um do ranking.

Iga Swiatek, tenista polaca de 21 anos e número um mundial. Créditos: WTA Tour site oficial.

No leque de novidades deste Wimbledon histórico, destaque ainda para o regresso de Serena Williams, tenista norte-americana de 40 anos, afastada há um ano por lesão na perna direita. O anúncio daquela que já venceu sete edições do torneio foi feito esta semana no seu Instagram. Naomi Osaka, ex-número um mundial, desiste pelo segundo ano consecutivo da prova devido a uma lesão na perna. Natela Dzalamidze destacou-se esta semana por mudar de nacionalidade para participar na competição. A atleta russa, agora georgiana, não vai sofrer com as proibições de participação dos atletas russos e bielorrussos. Atualmente em 43.º lugar no ranking, a atleta vai enfrentar a sérvia Aleksandra Krunic.

Quanto à presença de jogadores portugueses, Nuno Borges falhou a qualificação para singulares, mas garantiu o lugar no quadro principal de duplas masculinas acompanhado pelo português Francisco Cabral. Pedro Sousa e Frederico Silva foram eliminados do qualifying. João Sousa já tem entrada garantida no quadro principal pela sétima vez na carreira. Vai participar no quadro de duplas com o australiano Jordan Thompson.

Artigo editado por Filipa Silva