O melhor tenista português de sempre pôs um ponto final à carreira profissional depois de ter sido derrotado na primeira ronda de singulares e pares. O atleta vimaranense teve direito a uma ovação de pé na despedida.

João Sousa despediu-se do ténis no Estoril Open. Foto: Estoril Open/X

A carreira profissional do melhor tenista português de sempre chegou ao fim. João Sousa disse adeus ao circuito ATP depois de ter sido eliminado na primeira ronda de singulares e pares do Estoril Open. Após a derrota por 7-5 e 6-4 frente a Arthur Fils, o atleta vimaranense mostrou-se emocionado e afirmou que “não podia ter escolhido melhor palco para terminar a carreira“.

Horas depois, entrou em campo ao lado do brasileiro João Fonseca para jogar o seu último jogo de pares, que perdeu por 6-4, 4-6 e 10-5. O atleta já tinha anunciado, em fevereiro, que o Estoril Open seria o seu último torneio como tenista profissional.

Depois do jogo final, vários jogadores portugueses de diferentes gerações entraram em campo para congratular o pioneiro do ténis nacional. Os pais de João Sousa também receberam uma montagem com fotografias dos momentos mais marcantes da carreira do filho.

Já na sala de imprensa, o atleta de Guimarães recordou com alegria os momentos vividos dentro da quadra: “Não é um momento de tristeza. É um momento de alegria, porque, independentemente de tudo, sempre dei o meu melhor. Sinto-me realizado“.

O agora ex-tenista confessou que o ténis é mais do que um desporto e expressou o desejo de descansar um pouco, depois de tantos anos de competição intensa: “Não é um desporto. Temos que viver o ténis. E foram muitos anos dedicados a isso, à alta competição, a querer ser melhor. O ténis é um desporto muito exigente. A competição todas as semanas, aquele nervoso miudinho antes de começar. Não sei se vou sentir falta de não o ter, mas, neste momento, também me senti aliviado. Agora segue-se um período de reflexão bastante profunda. Vou tentar descansar também que acho que é importante”.

Quanto ao futuro, ainda não tem certezas, mas também não tem dúvidas de que vai estar “certamente relacionado com o ténis“. Uma das opções do recordista de internacionalizações por Portugal (33) pode passar pelo cargo de capitão (selecionador) da seleção. “Agora já temos um capitão e acho que tem feito um excelente trabalho. No futuro sim, acho que é algo que poderia fazer. A Taça Davis é uma competição que me diz muito. Sinto que não existe maior honra do que representar o nosso país na maior competição que existe a nível de seleções e vivi muito intensamente a Taça Davis”.

João Sousa começou a carreira profissional em 2005 e é o detentor da melhor classificação de sempre de um tenista português, depois de ter alcançado o 28.º lugar no ranking mundial, em 2016. É também o lusitano com mais vitórias no circuito ATP (4) – Kuala Lumpur , em 2013; Valência, em 2015; Estoril Open, em 2018 e Pune, em 2022 – e foi o primeiro a chegar à quarta ronda de um Grand Slam (US Open, em 2018).

Editado por Inês Pinto Pereira