O melhor tenista português de sempre vai terminar a carreira na próxima edição do Estoril Open. João Sousa foi o primeiro tenista português a conquistar um título de singulares no circuito ATP.

O atleta foi o primeiro tenista português a chegar aos oitavos-de-final de um Grand Slam. Foto: Estoril Open

João Sousa anunciou esta terça-feira (27) que vai terminar a carreira na próxima edição do Estoril Open, que se realiza entre 30 de março e 7 de abril. O tenista, de 34 anos, considera que esta é a hora ideal para parar, tendo em conta as limitações impostas por uma lesão crónica nas costas.

Tive muitas lesões que me impedem de jogar ao mais alto nível. Tenho lutado contra isso, mas o meu corpo e mente têm dado sinais de muito cansaço e dores diárias. Após muita consideração, decidi retirar-me do ténis profissional e o Estoril Open será o meu último torneio como tenista profissional“, referiu em conferência de imprensa no Jamor.

O vimaranense fez questão de deixar claro que vai participar na próxima edição do torneio para vencer e não apenas para se despedir. “Não vou ao Estoril Open só para me despedir, vou lá para vencer encontros. É essa a minha ambição e tenho trabalhado nesse sentido”, referiu. O tenista disse ainda que planeia ajudar no desenvolvimento do ténis nacional.

João Sousa começou a jogar ténis com o pai, Armando Sousa, aos seis anos. Aos 15 anos, mudou-se para Barcelona para seguir o sonho de se tornar um tenista profissional. Em outubro de 2012, entrou para o top 100 do ranking de singulares do circuito ATP.  No ano seguinte, venceu o ATP de Kuala Lumpur, o primeiro título profissional sénior do tenista e o primeiro título ATP Tour do ténis português. Em 2015, venceu o Valencia Open.

No dia 16 de maio de 2016, alcançou uma marca histórica: tornou-se o número 28 do mundo, consagrando-se assim como o melhor tenista português de sempre. Em 2018, venceu o Estoril Open, tornando-se o primeiro tenista português a ganhar na categoria de singulares da competição. O último título de João Sousa foi ganho no Pune Open, em 2022.

No total, João Sousa chegou a 12 finais de singulares – venceu quatro delas – e a uma final de pares. O atleta foi o primeiro tenista português a chegar aos oitavos de final de um Grand Slam (US Open, em 2018 e Wimbledon, em 2019), e o segundo a chegar aos quartos de final de um Masters 1000 (Madrid, em 2016).

Para além de João Sousa, também Lorenzo Musetti e Casper Ruud estão confirmados na edição desde ano do Estoril Open, que vai acontecer entre os dias 30 de março e 7 de abril, no Clube de Ténis do Estoril.

Editado por Inês Pinto Pereira