O apoio dos compatriotas nas bancadas não foi suficiente para que o tenista português pudesse bater o chileno Cristian Garin. O jogo contou com uma decisão inusitada da arbitragem, que reverteu um jogo vencido pelo português.

Nesta sexta-feira (5), Nuno Borges entrou nas quadras do Estoril Open pela última vez. O português número 62 do ranking da ATP perdeu para o chileno Cristian Garin (112) por 2-0 (6-2 e 7-6) nos quartos de final do Estoril Open. Borges havia batido Lorenzo Musetti (24) por 2-0 nos oitavos de final.

O primeiro set foi dominado pelo chileno. Borges cometeu muitos erros não forçados, não conseguiu aproveitar a vantagem nos seus serviços, e foi facilmente quebrado por Garin no seu segundo e terceiro jogo de serviço. O chileno aproveitou o deslize do português no segundo serviço para criar uma rápida vantagem. Garin também esteve muito bem nos seus jogos de serviço. Não precisou sequer de salvar breaking points e teve um aproveitamento de 67% no seu primeiro serviço.

Já o segundo set foi muito mais disputado. Nuno Borges começou a ser mais competitivo nos jogos de serviço de Garin, e até chegou a conseguir uma quebra no sexto jogo, mas o ponto foi revertido pelo árbitro numa decisão polémica. Quando o set estava 3-3, Garin estava em risco de ver quebrado o seu serviço. Após um lance em que a bola bateu rente à linha, alguém das bancadas gritou “out“, e o tenista português devolveu a bola para o outro lado do court, mas parou por um momento para ver se a bola realmente havia saído. Garin bateu a bola para fora, mas o chileno indicou para o árbitro que foi vítima de uma ação antidesportiva das tribunas, que interferiram com a sua concentração. Após reclamação de Garin, o árbitro reverteu o ponto para Garin. A seguir, foi a vez de Borges reclamar, mas sem efeito. O ponto foi atribuído ao chileno. O jogo durou quase vinte minutos e teve um total de seis break points, mas Borges não conseguiu aproveitá-los e Garin seguiu vivo no jogo.

A partir daí, Garin voltou a ter mais solidez. Não sofreu mais nenhuma chance de quebra e teve alguns ter break points, mas o português defendeu-se bem e não deixou que o chileno tomasse a vantagem em definitivo. Sem quebras, o set foi para o tiebreak, que já começou com Garin a fazer uma mini-quebra e a tomar as rédeas do confronto. Borges sofreu mais duas mini-quebras e, então, Garin conseguiu uma vantagem grande demais para ser desfeita. Resultado final: 6-2 e 7-6 (7-3 no tiebreak).

Nuno Borges era o último português a competir no Estoril Open. A disputa das meias-finais começa este sábado e Garin enfrentará Hurcacz, o cabeça de série número 2 da competição. A próxima competição a ser disputada por Borges é o Masters 1000 de Monte Carlo, mas o maiato precisa antes passar pelo qualifying.

A final do Estoril Open vai ser no domingo, dia 7 de abril.

Editado por Filipa Silva