O ATP 250 português não está previsto no calendário de 2025, mas organização não dá por perdida a batalha de o manter no circuito mundial. Torneio arranca no sábado, com o 'qualifying', ficará também marcado pela despedida de João Sousa dos 'courts'.
O Estoril Open começa este sábado (30), ainda na condição de único torneio português incluído no principal circuito masculino de ténis, mas sob o risco de perder esse estatuto.
A ATP, organismo de governação global do ténis, anunciou há uma semana o calendário para o ano de 2025, e o ATP 250 português não está incluído. A decisão de cortar o torneio do circuito decorrerá da intenção de promover Dallas, Munique e Doha a torneios ATP 500, mas a organização portuguesa não dá por perdida a batalha.
“Prosseguem as diligências para se encontrar a melhor solução e continuarmos a organizar o maior evento tenístico nacional. Dizer mais do que isto, nesta altura, é revelar coisas confidenciais que podem comprometer o processo. Não desistimos. Há algumas possibilidades que serão discutidas na reunião do ATP que se realiza em Madrid, por altura do Masters [22 de abril a 5 de maio]”, revelou ao “Diário de Notícias” o diretor do torneio, João Zilhão.
Outro aspeto que marca o Estoril Open deste ano é a despedida de João Sousa. O vimaranense, que chegou a número 28 do mundo em 2016, de longe o melhor resultado alguma vez alcançado por um tenista português, anunciou que quer terminar a carreira após esta competição.
O torneio vai contar com 23 atletas com entrada direta no quadro principal, além de tenistas que vão disputar o qualifying, que decorre nos dois primeiros dias da prova.
O quadro de jogos só será anunciado no dia 30, às 15h00, e dependerá de quem se qualificar para a chave principal. A final será disputada no domingo, 7 de abril, às 12h00. Entre os participantes, Dominic Thiem (90) é dúvida devido a uma lesão no punho, e Arthur Cazaux (74) foi forçado a desistir de competir por estar a recuperar de lesão. Contudo, Jurij Rodionov (91), Roberto Bautista Agut (100) e Maximilian Marterer (102) vão integrar o quadro principal.
Quanto aos primeiros cabeças de série da competição portuguesa, vão ser Casper Ruud (8), Hubert Hurkacz (9) e Lorenzo Musetti (24), todos eliminados do Masters 1000 de Miami nos oitavos de final.
Confira abaixo a lista com todos os participantes:
Entrada direta:
- Casper Ruud (Cabeça de série n.º 1)
- Hubert Hurkacz (Cabeça de série n.º 2)
- Lorenzo Musetti (Cabeça de série n.º 3)
- Alejandro Davidovich Fokina (Cabeça de série n.º 4)
- Arthur Fils (Cabeça de série n.º 5)
- Miomir Kecmanovic (Cabeça de série n.º 6)
- Gael Monfils (Cabeça de série n.º 7)
- Dominik Koepfer (Cabeça de série n.º 8)
- Daniel Altmaier
- Nuno Borges
- Botic van de Zandschulp
- Pedro Cachin
- Marton Fucsovics
- Federico Coria
- Pedro Martinez
- Dominic Thiem (Dúvida)
- Jurij Rodionov
- Roberto Bautista Agut
- Maximilian Marterer
- Cristian Garin
Wildcards:
- João Sousa
- João Fonseca
Alternates:
- Constant Lestienne
- Sumit Nagal
- Vit Kopriva
- Diego Schwartzman
- Luca Nardi
- Liam Broady
- Alex Molcan
- Andrea Vavassori
- Giulio Zeppieri
- Mikhail Kukushin
O Estoril Open 2024 vai inaugurar, simultaneamente aos torneios ATP 250 de Marrakech e Houston, a sequência de torneios em terra batida, que só termina com Roland-Garros.