É já este sábado, dia 25 de junho, que é realizada a 18.ª edição da Marcha LGBTI+, no Porto, seguida da segunda edição do Arraial + Orgulhoso. Filipe Gaspar, da organização, espera ver muita gente nas ruas.

A Marcha do Orgulho LGBTI+ vai para a 18.ª edição, no Porto. Foto: Miguel Ângelo Afonso

Em 2020 e 2021, o evento foi forçado a adaptar-se às medidas de contingência da pandemia. Este ano, já sem restrições epidemiológicas, a Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (MOP) volta a organizar um desfile pelas ruas da cidade e um arraial, que vão decorrer este sábado, 25 de junho.

A Marcha do Orgulho LGBTI+ terá início às 15h00, na Praça da República do Porto e fará um percurso diferente do habitual até ao Largo Amor de Perdição. A partir das 18h30, há um Arraial que vai prolongar-se até às 01h00. A entrada é gratuita.

À espera de mais gente

Em 2019, o número de pessoas que participaram na marcha rondava os 8 mil. Durante a pandemia, foram postas em prática marchas simbólicas e a MOP sentiu uma grande descida na adesão (em 2021 participaram na Marcha cerca de 3.500 pessoas). Já para esta edição, e com a situação sanitária controlada, espera-se um número semelhante a 2019, estima Filipe Gaspar, da organização, ao JPN.

O momento é de celebração, mas também de exposição de causas e preocupações. Filipe Gaspar aponta uma em particular: “Os níveis de pobreza aumentaram em Portugal [com a pandemia] e esses valores atingiram mais gravemente a comunidade LGBT”, refere. Em consequência disso, vários “jovens LGBT tiveram de deixar os seus quartos e tiveram de regressar a casa, para ambientes violentos”, alerta.

Outra questão apontada pelo ativista é a da falta de apoio nos cuidados de saúde prestados à comunidade, principalmente a pessoas trans.

Para além da 18.ª Marcha, vai ser realizada a segunda edição do Arraial + Orgulhoso. Filipe Gaspar afirma que o evento não vale só pelo convívio, sendo também ele uma forma de protesto (que complementa o papel da Marcha). É também um momento que serve para angariar fundos para futuras marchas e para ajudar instituições e coletivos. Vão marcar presença na Marcha Orgulho LGBTI+ e no Arraial + Orgulhoso cerca de 18 coletivos.

No cartaz do Arraial, estão presentes diversos artistas queer que vão atuar de forma gratuita, como SLR, Judas, Peter Castro e Simone e também, várias drag queens.

Artigo editado por Filipa Silva