Para garantir o primeiro lugar no grupo B, os “Lobos” deslocam-se a Bucareste para disputar a última jornada da fase de grupos, contra uma equipa teoricamente mais forte.

Os “lobos” preparam a ida a Bucareste, este sábado. Foto: Rui Morais e Castro/FPR

A equipa portuguesa de râguebi enfrenta, no próximo sábado (17), um desafio crucial em Bucareste, diante de uma Roménia considerada mais forte. A vitória é essencial para garantir o primeiro lugar no grupo B do Rugby Europe Championship 2024 (REC24).

Apesar da vitória convincente diante da Polónia (54-7) conquistada no último sábado no Jamor, os Lobos estão cientes de que precisam melhorar em muitos aspetos antes do confronto com a Roménia. Em todo o caso, o resultado, a que se juntam os pontos do bónus defensivo e ofensivo, deixou bons indicadores após uma derrota frente à Bélgica por 10-6, na primeira jornada. Assim, à entrada para a terceira jornada, a seleção nacional, ocupa o segundo lugar com seis pontos. 

Os dois primeiros classificados dos Grupos A e B qualificam-se para as meias-finais da REC24, que se disputam, a uma mão, em casa do vencedor de cada grupo. Em sentido oposto, os dois últimos de cada grupo disputam as meias-finais do apuramento do quinto ao oitavo lugar em casa do terceiro classificado de cada grupo.

Abre-se uma nova etapa na seleção nacional, pós-Mundial de 2023, num ciclo rumo ao Mundial de 2027. Foto: FPR

Uma vitória em Bucareste permitirá aos Lobos vencer o Grupo B, mesmo que a Roménia consiga um ponto de bónus defensivo, para assim disputar as meias-finais em casa. A verdade é que o histórico não é favorável à equipa portuguesa, uma vez que Portugal não consegue vencer a Roménia desde 2009.

Qualquer outro resultado deixa Portugal sujeito a ser ultrapassado pela Bélgica, que recebe a frágil seleção da Polónia. A seleção só passa às meias-finais em segundo lugar se não vencer na Roménia e a Bélgica também não conseguir derrotar a Polónia, seleção que ainda não somou qualquer ponto no Rugby Europe Championship 2024.

“Sabemos que podemos passar por dificuldades, mas temos equipa para competir e para ganhar. Não é porque ganhámos à Polónia que, de repente, somos a mesma equipa do Mundial [2023]. Deu-nos bons indicadores, a começar pela reação a um jogo muito mau na Bélgica, mas continuamos iguais e temos muito para melhorar”, declarou João Mirra, selecionador português, à agência Lusa.

A seleção da Roménia, conhecida como os “carvalhos” (símbolo do país) são atualmente orientados pelo francês David Gérard, técnico que foi adjunto de Patrice Lagisquet na seleção portuguesa durante o último ano, incluindo no Campeonato do Mundo de França 2023.

O técnico nacional “não” vê nisso uma vantagem. Difícil, diz, será “anular” a “fisicalidade” da Roménia, apontando como decisiva a “conquista nas fases estáticas” do jogo.

O Rugby Europe Championship ou Torneio Europeu das Nações é um torneio de râguebi para as seleções, organizado pela Rugby Europe que é o órgão administrativo de râguebi na Europa (antiga FIRA – Fédération Internationale de Rugby Amateur). É o principal torneio europeu de seleções, excluindo o torneio das Seis Nações, considerado uma competição privada. O antigo torneio das “Seis Nações” é disputado por oito seleções desde 2023, disputa-se anualmente e é considerado o Campeonato da Europa da modalidade. Portugal venceu o torneio em 2004 e sagrou-se vice-campeão no ano passado, após perder a final, em Badajoz, frente à Geórgia por 38-11. A seleção georgiana domina o historial desta competição com 15 títulos em 21 edições.

O jogo está marcado para o próximo sábado (17), com início às 14h30 (hora de Lisboa), no Estádio Arcul de Triumf, em Bucareste, e vai ser transmitido pela Sporttv.

Editado por Filipa Silva