A seleção portuguesa venceu de novo a Espanha e apurou-se para a final do Campeonato Europeu de Râguebi, pelo segundo ano consecutivo.

Portugal venceu Espanha por 33-30. Foto: Federação Portuguesa de Râguebi/Facebook Foto: Luís Casto/Facebook Portugal Rugby Oficial

A seleção portugesa de râguebi voltou a ganhar, este domingo (3), à Espanha por 33-30, na meia-final do Rugby Europe Championship 2024, que se realizou no Estádio do Restelo, e apurou-se para a final. Já no ano passado, Portugal venceu a seleção espanhola por 27-10 e garantiu o lugar na final do Europeu de 2023.

Os espanhóis estiveram melhor nos primeiros 40 minutos do jogo e foram para o intervalo a vencer por 13-20. No início da segunda parte, os espanhóis começaram por fazer um ‘turnover’ nos 22 metros na área portuguesa, nos primeiros segundos do jogo, com uma penalidade de Bautista Guemes aos 43 minutos. O lance colocou em desvantagem ainda maior a equipa portuguesa, que passou a estar a perder por 13-23.

A equipa espanhola defendeu bastante bem e fazia sempre ataques em áreas curtas, com tentativas grandes por parte dos seus avançados, ao fazer as desmarcações. Sendo que a equipa de Portugal, teve alguns jogadores ausentes, o que dificultou mais a estratégia de jogo, na parte das linhas atrasadas, como foi o caso de Raffaele Storti, Rodrigo Marta, Pedro Bettencourt, Nuno Sousa Guedes e Simão Bento.

Por volta do minuto 50, Portugal começa a sobressair-se no jogo, e foi a vez dos Lobos, por intermédio de José Lima, aos 51 minutos, fazerem um segundo ensaio, levando a equipa a ter esperanças de poder vencer. Nesta jogada, esteve em destaque o capitão Tomás Appleton, que voltou a evidenciar-se também no lance seguinte. Numa quebra da linha adversária, após um alinhamento, Appleton assistiu Manuel Cardoso Pinto que colocou os Lobos em vantagem no marcador pela primeira vez, aos 58 minutos. 

Graças a uma conversão (59′) e a duas penalidades (aos 65′ e 69′) de Hugo Aubry, a seleção alcançou a vitória final. Aubry foi eleito homem do jogo pela Rugby Europe, pois foi 100% eficaz, e somou 18 pontos, na totalidade. 

Um ensaio que podia ter saído caro a Portugal

Estando em superioridade numérica, após um cartão amarelo para o português Duarte Torgal, a seleção de Espanha, a um minuto de terminar o jogo, conseguiu um ensaio por parte do espanhol Brice Ferrer, seguido de uma conversão de Bautista Guemes aos 90. Mas os jogadores portugueses conseguiram segurar a curta vantagem de três pontos, e acabaram por vencer por 33-30.

Com a vitória alcançada no passado fim de semana, os Lobos voltam a França para disputar a final Rugby Europe Championship. Portugal vai defrontar a Geórgia, no domingo (17), às 20h00. Na final do ano passado, a equipa lusa perdeu com os georgianos por 11-38.

Os Lobos vão jogar a final pela terceira vez, mas só, em 2004, venceram a competição. A Geórgia é hexacampeã e já conta 15 títulos no seu palmarés.

A estreia na competição não foi a melhor

Há cerca de um mês, a seleção lusa deslocou-se a Mons, em Bruxelas, para enfrentar a seleção da Bélgica. A estreia de Portugal no Europeu de 2024 não começou bem, com a seleção nacional a sofrer uma derrota por 10-6, logo no primeiro jogo da fase de grupos.

Depois deste jogo, os Lobos somaram duas vitórias: a primeira frente à seleção da Polónia por 54-7, e a segunda frente à Roménia por 49-24. Com estas duas vitórias, Portugal garantiu a presença nas meias-finais do Europeu, fase em que derrotou a Espanha, este domingo.

Editado por Inês Pinto Pereira