No âmbito da campanha “Rolha a rolha, semeia a recolha”, vão ser plantadas 2.550 novas árvores na cidade do Porto. A iniciativa arrancou esta quarta-feira com a plantação de 150 árvores no Parque da Cidade. Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, sublinha que se está “a continuar a cultivar aquilo que é a floresta urbana do Porto”.

As crianças da EB/JI dos Correios ajudaram na plantação das 150 novas árvores do Parque da Cidade do Porto. Foto: Beatriz Magalhães/JPN

A campanha “Rolha a rolha, semeia a recolha”, operacionalizada pela Porto Ambiente, no âmbito de um projeto da Lipor, Quercus e Município do Porto, arrancou esta quarta-feira (6) no Parque da Cidade, com a plantação de primeiras 150 novas árvores. A iniciativa contou com a participação dos alunos da EB/JI dos Correios.

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e membro da administração da Lipor, explicou que o projeto “tem uma medida muito simples”. “Tivemos 61 aderentes no ano 2023, o que nos permitiu recolher um bocadinho mais de 67.000 rolhas, cerca de 340 kg. Este projeto tem uma medida muito simples: por cada 50 rolhas que sejam recolhidas, há uma árvore que é atribuída ao município que faz esta recolha”, afirmou.

No âmbito da iniciativa foram recolhidas rolhas de cortiça porta à porta em estabelecimentos de restauração e hotelaria da cidade.

Serafim Ramos, diretor do Vila Foz Hotel & Spa, que também marcou presença no evento, considera que a participação na campanha é “muito importante”, permitindo aos trabalhadores “criar uma envolvência” com a reciclagem. “Produzimos bastantes resíduos. Temos dois restaurantes, serviços de room service 24h, e estamos abertos 365 dias. São mais de 100 pessoas a trabalhar e, se não tivermos todos a mesma linha de pensamento, é mais difícil. Estas iniciativas acabam por levar à envolvência de todos os colaboradores a fazer o melhor pelo ambiente”, explicou.

Também Gisela Martins, responsável pelo restaurante BH Foz em matéria de ambiente e sustentabilidade, disse que o projeto “é de saudar”. “Ficamos muito contentes de estarmos aqui presentes”, referiu.

Para Filipe Araújo, o projeto “dá vida” às rolhas utilizadas na cidade. “É um projeto muito importante porque pretende dar uma vida àquilo que são as rolhas que todos utilizamos e que não tinham esse aproveitamento”, acrescentou.

O objetivo da iniciativa é plantar 2.550 novas árvores na cidade do Porto, das quais 1.351 vão ser distribuídas pelo Parque da Cidade, Parque Oriental, Parque de S. Roque, Quinta da Bonjóia, Parque do Covelo e Palácio de Cristal, entre outros. As restantes 1.193, serão plantadas em arruamentos da cidade, de acordo com o Plano Municipal de Arborização.

Azevinhos, carvalhos, amieiros, medronheiros, nogueiras-negras, teixos e salgueiros constituem o leque de árvores plantadas até ao final de maio, que se juntam às 66 mil já existentes na cidade do Porto

Em relação aos objetivos para 2024, Filipe Araújo diz querer “mais parceiros e aderentes”. A próxima plantação está marcada para a próxima quarta-feira (13) às 10h00, no Parque do Covelo. Este evento vai contar com a colaboração dos alunos da EB/JI do Falcão.

Editado por Inês Pinto Pereira