A instalação de elevadores no bloco 16 do bairro da Pasteleira marcou o fim das obras de reabilitação no espaço. Para os moradores mais idosos, o elevador faz “muita diferença”.

É no bloco 16 do Bairro antigo da Pasteleira que os novos elevadores, instalados no final de dezembro de 2023, trazem melhorias à acessibilidade dos inquilinos.

Carla Lopes, gestora do prédio, explica que a instalação de elevadores neste prédio se deve ao facto de ser “o mais alto”, e pelas pessoas de idade que nele habitam, que correspondem a cerca de 17% dos residentes. “No meu bloco, as minhas vizinhas do último andar são pessoas de muita idade, e a quem já custa andar”, diz a gestora ao JPN.

Maria Faria, de 70 anos, e Clementina Gomes, de 87 anos, são moradoras do bloco. Quando questionadas sobre a utilidade do aparelho, a opinião é unânime. “Fez muito [jeito], é uma maravilha!”, exclamam em uníssono. “Tenho que ser operada ao joelho e custa a descer, para nós faz muito jeito”, conta Maria Faria.

Clementina Gomes, Carla Lopes e Maria Faria, respetivamente, são moradoras do bloco 16. Foto: Beatriz Magalhães Foto: Beatriz Magalhães

Os dois elevadores colocados garantem o fácil acesso no lote através da paragem nos pisos intermédios. “Isto aqui para em cada piso mesmo, por isso faz jeito a quem anda de cadeira de rodas, às senhoras do último andar. Ele para mesmo em cada porta”, esclarece Carla Lopes

À data de visita do JPN, um dos elevadores não se encontrava em funcionamento. “Este pelos vistos já está avariado”, comentou a gestora do bloco 16.

As obras de reabilitação no Bairro da Pasteleira, um dos maiores e mais populosos bairros da Domus Social – nele residem cerca de 1.500 pessoas -, correspondem a um investimento de 10.4 milhões de euros. Iniciada em 2020, a reestruturação desdobrou-se em quatro fases, abrangendo todos os blocos.

No bloco 16, as obras começaram mais tarde do que nos restantes. “Quando saiu a requalificação das obras, o bloco 16 ficou de fora, só entrou em concurso em junho. Como era o mais degradado, o maior, o elevador… tinha outros requisitos. Acabou em dezembro”, explica Carla Lopes.

Apesar do fim das obras nos edifícios, ainda estão a ser realizados trabalhos a nível exterior. Segundo a gestora, terminadas as obras nos prédios, resta a “requalificação de jardins e estacionamentos”.

Editado por Filipa Silva